Cerca de 150 pessoas participaram do evento. 

O evento aconteceu em Brasília e trouxe três palestras com representantes da CNBB, Unipaz e do Iesb.
Aconteceu nesta quinta-feira (12), no Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), o segundo seminário da Pedagogia das Virtudes – movimento que reúne mais de 45 entidades e organizações da sociedade civil e do governo em defesa de modelos educacionais voltados para o resgate de valores na sociedade –. O tema central do encontro foi "O papel das virtudes na construção de um novo paradigma educacional". Participaram desta edição a doutora em educação e reitora do Iesb, Eda Coutinho, o educador, psicólogo, antropólogo e reitor da Unipaz, Roberto Crema, e padre Nelito Dornelas, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
De acordo com a assessoria do movimento, o objeto do evento foi proporcionar reflexão a respeito da importância e necessidade urgente do desabrochar dos valores éticos na sociedade.
Na opinião do representante da CNBB, padre Nelito Dornelas, seminários como este levam as pessoas a repensarem atitudes individuais e coletivas. "É um lugar de descobrir como tirar as energias negativas e como nos enchermos dessas boas energias", disse, ressaltando, ainda, que o período atual é de reconstrução. "Talvez este seja o momento mais belo da história da humanidade", refletiu.
A doutora em educação e reitora do Iesb, Eda Coutinho, ressaltou a importância do encontro e da participação da sociedade. "Nós não podemos nos submeter a essa cultura que existe no mundo hoje, que é uma cultura de desvalorização do ser humano. É uma cultura de desvalorização do respeito".
Virtudes na Sociedade

Durante o seminário, padre Nelito Dornelas fez uma reflexão do que são as virtudes a partir das vertentes filosóficas grega, cristã e indígena. Segundo ele, na filosofia grega, por exemplo, era debatido o agir virtuoso em contraposição ao agir viciado do ser humano com o objetivo "de contribuir na superação dos vícios e na estruturação de um caráter virtuoso".
Nessa mesma linha, o psicólogo, antropólogo e reitor da Unipaz, Roberto Crema – que foi um dos oradores do seminário – defende o diálogo conjunto sobre as virtudes e os vícios. "Antes de falar do circuito virtuoso – potencial de cada um de nós – é preciso falar do vicioso", disse.
Para Crema, o desafio e a necessidade atual é levar para dentro de sala de aula as temáticas das virtudes e da 'plenitude'. "É preciso estudar a plenitude. Será uma das tarefas mais importantes das novas escolas: Estudar o Francisco de Assis, o Martin Luther King, Rabindranath Tagore, Nelson Mandela... Estudar seres humanos plenos".

 

ver: http://www.uniaoplanetaria.org.br/novoportal/2013/09/13/pedagogia-das-virtudes-promove-2o-seminario-para-discutir-valores-humanos-na-educacao/foto-rodrigo-alves/