brasao_blumenau_300

 

Dom Orlando, em 17 de fevereiro de 1995, enviou correspondência a Dom Eusébio Oscar Scheid, Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, ressaltando que, "num passado não muito distante, Dom Gregório, Dom Afonso e Dom Tito fizeram levantamento de dados a este mesmo respeito. Os resultdos devem constar nos arquivos destas cúrias". Os bispos, então, solicitaram os nomes das Paróquias da Arquidiocese que, segundo o parecer do Arcebispo, deveriam pertencer à nova Diocese. Expuseram sua intenção de levar o processo a Roma por ocasião da visita "ad limina" dos bispos catarinenses. Terminaram o mesmo documento, afirmando que "é óbvio e mais do que justo Brusque ficar pertencendo a Florianópolis e não ser anexada a Blumenau".

A Dom Tito Buss, Bispo de Rio do Sul, solicita, igualmente, o Bispo de Joinville, os nomes das Paróquias que deveriam pertencer à futura Diocese de Blumenau, em correspondência também datada de 17 de fevereiro de l995. Dom Tito, em carta de 5 de março, responde dizendo: "Parece que não há dúvida que é pastoralmente aconselhável criar uma nova Diocese com sede em Blumenau" e que os municípios de Benedito Novo e Doutor Pedrinho (Paróquias de São Roque e Santa Maria) poderiam ser incluídos na Diocese a ser criada "exatamente por causa da situação geográfica". Em 31 de agosto de 1995, a resposta de Dom Eusébio, cedendo cinco municípios com as respectivas Paróquias de Penha (Nossa Senhora da Penha), Piçarras (Nossa Senhora da Paz), Navegantes (Nossa Senhora dos Navegantes), Ilhota (São Pio X) e Luís Alves (São Vicente de Paulo).

No dia 9 de agosto, os padres da Comarca de Blumenau, reunidos na Paróquia Santa Terezinha, manifestaram por escrito seu apoio à criação da Diocese, região pertencente a Joinville e constituída dos municípios de Blumenau: Paróquias de São Paulo Apóstolo, Nossa Senhora Aparecida (Itoupava Norte), Nossa Senhora da Glória (Garcia), Santa Isabel (Progresso), Imaculada Conceição (Vila Nova), Cristo Rei (Velha), Santo António (Garcia), São Francisco de Assis (Fortaleza) e Santa Terezinha (Escola Agrícola); Gaspar (São Pedro Após­tolo); Pomerode (São Ludgero), Indaial (Santa Inês); Rio dos Cedros (Imaculada Conceição); Timbó (Santa Terezinha).

Dom Frei Carlos Schmitt e mais 18 padres assinaram a petição.

 

Para saber mais informações, clique aqui.