Aos Presbíteros, Religiosos (as), Membros do Conselho Arquidiocesano de Pastoral Porto Velho e Ariquemes, Coordenadores de Pastoral Paroquial e Comunitário, Animadores (as), Leigos (as) e todo o Povo de Deus.

"Diocese é a porção do Povo de Deus, que se confia a um Bispo para que a apascente com a colaboração do presbitério, de tal modo que, unida ao seu pastor e reunida por ele no Espírito Santo por meio do Evangelho e da Eucaristia, constitui uma Igreja particular, na qual está e opera a Igreja de Cristo, una, santa, católica e apostólica. Cada Bispo, a quem é confiada uma igreja particular, apascenta em nome do Senhor as suas ovelhas, sob a autoridade do Sumo Pontífice, como próprio, ordinário e imediato pastor, exercendo em favor das mesmas o múnus de ensinar, santificar e governar. Deve, porém, reconhecer os direitos que legitimamente competem quer aos Patriarcas quer a outras autoridades hierárquicas". Decreto Christus Dominus - Sobre o múnus Pastoral dos Bispos na Igreja)

É do conhecimento de Vossa Senhoria (Vossa Reverendíssima) que em 19 de janeiro de 2011 ao completar os meus 75 anos de vida escrevi ao Santo Padre o Papa Bento XVI renunciando à Arquidiocese de Porto Velho em conformidade com o cânon 401, parágrafo 1º do Código de Direito Canônico, que diz: "O Bispo Diocesano que tiver completado setenta e cinco anos de idade é solicitado a apresentar a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice, que, ponderando todas as circunstâncias, tomará providências". Como diz a bela expressão de Santo Inácio de Antioquia, "o Bispo é como a imagem de Deus Pai". A nomeação de um bispo passa, necessariamente, pela mediação humana, mas é fruto, sobretudo, da ação do Espírito Santo e da vontade do Senhor, cuja expressão inequívoca é a nomeação por parte do Papa. É certo: "A voz do Senhor chama como aos Doze na primeira hora da pregação do Reino: Vem e Segue-me". Agradeço ao Santo Padre, o Papa Bento XVI, por ter aceito o meu pedido.

Para tanto convoco a todos e a todas para fazerem parte desse processo, sobretudo na ocasião em que através de uma "Coletiva à Imprensa" farei o anúncio oficial do nome daquele que dará continuidade à missão pastoral da nossa Igreja Arquidiocesana.

DATA: 30 de novembro de 2011.

HORÁRIO: 9h

LOCAL: Centro de Pastoral. Av. Carlos Gomes, 964, Centro.

Na fraternidade que nos une,

Porto Velho, 23 de novembro de 2011.


Dom Moacyr Grechi

Arcebispo Metropolitano de Porto Velho