Fonte: Revista Canção Nova. Ano X. nº 127, Julho de 2011.

A Igreja é viva e é jovem!

"O principal objetivo de uma jornada Mundial da Juventude é fazer a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida de cada jovem para que Ele possa ser seu ponto de referência constante e também a inspiração para cada iniciativa e compromisso para a educação das novas gerações".

Foi assim que o Beato João Paulo II idealizou as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ). A partir dos encontros de jovens ocorridos em Roma nos anos de 1983 e 1984, João Paulo II estabeleceu anualmente, sendo uma vez celebrado em âmbito nacional e no ano posterior internacional, e hoje um acontecimento de impacto mundial, superando em número de jovens as Copas mundiais e Olímpiadas.

A JMJ é um tempo onde o jovem reaviva sua fé na Igreja em comunhão com jovens do mundo inteiro.

Bento XVI conserva do seu antecessor o mesmo ardor e entusiasmo pela juventude. No início de seu pontificado se deparou com uma Jornada Mundial em sua terra Natal - Alemanha no ano de 2005, e ali falou da força desta Revolução, Revolução Jesus, Revolução de Deus. "Só dos santos, só de Deus provém a verdadeira revolução, a mudança decisiva do mundo".

A Canção Nova nasceu dos jovens, Mons. Jonas ensinou-nos a buscar esta revolução, a Revolução do Amor, a Revolução Jesus que forma o homem novo para um mundo novo e conduz a buscar céus novos e terra nova.

Neste ano nos preparamos para XXVI JMJ no mês de agosto de 2011 em Madri. A Canção Nova se une aos jovens do mundo inteiro, conduzindo-os em peregrinação a este grande evento, mas ao mesmo tempo proporcionando, aos que não puderam ir, um encontro pessoal com Jesus. Todo o nosso Sistema de Comunicação se volta a este "areópago moderno" de fé, para proclamar que a "Igreja é viva e é jovem".

Neste ano o Papa nos traz muitas novidades dentre elas, destaco o YouCat que o Vaticano preparou e estará na mochila de todos os peregrinos da Jornada. Na verdade - YouCat - é o Catecismo da Igreja Católica, adaptada para os jovens. O prefacio foi preparado pelo próprio Papa que nos convida a uma fé madura capaz de nos sustentar na esperança de um mundo novo.

"Deveis conhecer aquilo em que acreditais; deveis conhecer a vossa fé com a mesma paixão que um especialista de informática conhece o sistema operacional de um computador; deveis conhece-la como um musicista conhece a sua obra; sim, deveis ser bem mais profundamente enraizados na fé da geração dos vossos genitores, para poder resistir com força e decisão aos desafios e às tentações deste tempo". (Bento XV prefácio do Youth Catechism).

Que por meio da JMJ possamos deixar ecoar uma Canção Nova, fazendo de nossa fé uma experiência madura e profunda de unidade com Aquele que um dia nos encontramos e nos decidirmos seguir: Jesus Cristo.

Beato João Paulo II, Patrono da JMJ, rogai por nós! Amém.

Luzia Santiago - Cofundador da Comunidade Canção Nova.