Uberaba – MG, Belo Horizonte – MG, Salvador – BA, Ribamar Fiquene – MA, terça-feira, 21 de abril do Ano Santo Paulino de 2009, na memória dos 900 anos do dies natalis de Santo Anselmo, Bispo e Doutor da Igreja.

Caríssima Irmã Consócia e Caríssimo Irmão Consócio da SBC

Surrexit Dominus vere Alleluia!!!

Nas efusivas alegrias oriundas da celebração da Santa Páscoa do Senhor é que lhes dirigimos esta missiva, inaugurando também o modo eletrônico de encaminhar, por seu intermédio queremos lhes dar a conhecer o que estamos a fazer como Diretoria que, pela segunda vez na história da Sociedade Brasileira de Canonistas, foi reeleita em todo o seu conjunto. Foram, portanto, estas as nossas atividades ou efemérides no ano que passou ou já neste em que adentraremos na celebração do ano jubilar de fundação da nossa Sociedade:

Antes de tudo gostaríamos de agradecer imenso ao Exmo. Sr. Dom Paulo Mendes Peixoto, Bispo de São José do Rio Preto – SP, nosso insigne Sócio-Fundador e já Secretário, por ao menos três mandatos, dois dos quais consecutivos, a formidável organização dos Encontros realizados no ano passado em sua Sede Episcopal, para o qual, de modo meridiano, teve a imensa colaboração e grande disponibilidade dos nossos Consócios Dra. Fabiana Busquetti da Silva e Dr. Aparecido José Santana, que se esmeraram para que tudo decorresse em perfeita organização.

 Agradecemos também ao Pe. Guido Bogotto, Vigário Judicial da Diocese e Presidente do TEI – SJRP – SP com toda a sua equipe, além dos membros da Comunidade Mar a dentro! que foram encarregados de organizar as celebrações da Liturgia das Horas e da Santíssima Eucaristia, desenvolvidas sempre com muita unção e intensa participação; nossa gratidão, enfim, a todos os que colaboraram, direta ou indiretamente: que o Senhor, do qual somos discípulos missionários lhes recompense o cêntuplo!

Elevamos a Deus a nossa ação de graças pelos consócios que celebraram seu jubileu argênteo de Ordenação Presbiteral no segundo semestre do ano que passou, e de cujos eventos fomos comunicados: Pe. Caetano Rizzi, da Diocese de Santos – SP, já secretário da nossa Sociedade; Mons. José Heleno dos Santos, da Diocese de Caruaru – PE; Frei Francisco Fernando da Silva, OFM, da Província Franciscana sediada em Olinda – PE, já secretário da nossa sociedade; Pe Ademar Oliveira Lins, da Diocese de Campo Mourão – PR e pela consócia Ir. Gertrude (Teresinha) Marques, Religiosa da Divina Providência, residente em Florianópolis – SC, na ocasião do seu jubileu áureo de Profissão dos Conselhos Evangélicos.

Nossa ação de graças a Tríade Santa que constituiu, por Mercê da Sé Apostólica, o nosso consócio Mons. Tarcísio Nascentes dos Santos, da Arquidiocese de Niterói – RJ, sucessor dos Apóstolos e Bom Pastor do Povo de Deus que está em Divinópolis – MG, no intenso desejo de que desempenhe um profícuo ministério fundado na Spe Salvi.

Rogamos as luzes do Espírito Santo para o Mons. João Carlos Acioli Paz, presidente do TEIA – Olinda e Recife – PE, eleito Administrador Diocesano de Afogados da Ingazeira – PE; para Frei Moacyr Malaquias Júnior OFM, professor do Antonianum em Roma nomeado consultor da Congregação para o Clero; para Pe. José Maria da Silva Ribeiro, da Arquidiocese de Belém – PA, já tesoureiro da nossa Sociedade, eleito como Presidente da Associação Nacional de Presbíteros e para Mons. Enrique Pérez Pujol, nomeado Assessor da CNBB.

Queremos agradecer nomeadamente a dois dos nossos consócios o Revdos. Pes. Drs. Vicente Ferreira de Lima e Rhawy Chagas Ramos, ao primeiro por sua incansável disponibilidade em responder com imensa presteza e singular competência as inúmeras perguntas que tem chegado ao nosso site no link Pergunte e pesquisaremos e ao segundo por sua integral dedicação a atualização e modernização da página da SBC na web, nosso tão disponível webmaster!

Estamos aperfeiçoando ainda mais o nosso site www.infosbc.org.br e já ultrapassamos os 41.000 acessos; precisamos, entretanto, da colaboração de todos os consócios e consócias para que escrevam artigos para nele serem publicados. Acreditamos ser esse um ótimo serviço que estamos a prestar a Igreja no Brasil.

Em nosso site poderá se fazer o depósito da anuidade através do link Pague Seguro ou mesmo em depósito feito na conta da SBC da Caixa Econômica Federal Ag. 2893 C/C 286-7 Operação 003, entrando, posteriormente em contato com o nosso Tesoureiro, por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

De acordo com o Cap. IV Art. 8º nn. VIII e IX; Cap. VIII Art. 24 dos nossos Estatutos a Diretoria apresentará na Assembléia Geral a proposta da reforma dos nossos Estatutos no que concerne:

1º. Indicação do nominativo daqueles que poderão movimentar a conta bancária em nome da SBC; 2º. Criação, como consta nas outras Sociedades ou Associações de Canonistas, da categoria de sócios honorários, a serem apresentados para a aprovação na Assembléia Geral, de pessoas beneméritas insignes colaboradores da nossa Sociedade; 3º. Criação do brasão da Sociedade, conforme as normas da Ciência Heráldica.

Nosso encontro em Aracajú – SE está confirmado para os dias 13-18 de julho vindouros quando seremos acolhidos pela CEAP – AJU – SE, desde já agradecemos o empenho de todos aqueles que estão a colaborar para que tudo possa concorrer para o bom êxito dos nossos trabalhos.

Neste Encontro começa a atuar a Comissão Especial (Cap. VI Art. 19) constituída na Assembléia passada que auxiliará nos Encontros. Maiores detalhes estão já presentes em nosso site, tendo já confirmadas as presenças dos seguintes palestrantes: Pe. Dr. Miguel Falcão, membro fundador da Associação Portuguesa de Canonistas, Dom Dr. Anselmo Chagas de Paiva, OSB, Pe. Ms. Sérgio de Deus Borges e do nosso Presidente.

Neste Encontro teremos a oportunidade de partilhar com os doutores sócios o argumento que defenderam em suas teses, nomeadamente ao menos três se dispuseram a essa partilha: Sr. Côn. José Everaldo Rodrigues Filho, o Pe. Peter Josef Mettler, MSF e o Pe. José Donizete Pereira; aguardamos a confirmação desses e a inscrição de outros. Haverá também por ocasião dos Encontros lançamentos de novos livros até mesmo dos palestrantes.

No desejo de servir, em Cristo, Senhor e Salvador, Mestre da Justiça,

D. Hugo da Silva Cavalcante, OSB – Presidente; Pe. Geraldo Guilherme da Silva – Vice Presidente; Ednalda Martins dos Santos – Secretária e Mons. Filippo Colombi – Tesoureiro.

P.S.: Detalhes sobre os Encontros com Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.