1. Conteúdo

1.1. O pôster deverá apresentar no alto, em destaque, os seguintes itens: área do trabalho, título, nomes dos autores e do orientador (identificá-lo), departamento/instituição dos autores, cidade/estado e os dados da pesquisa; identificar: trabalho de IC e agência de fomento, se for o caso, forma de contato.

1.2. Reduzir, compactar, sintetizar todo um volume imenso de dados, análises e informações coletadas no longo do processo. Deve se expor sinteticamente o que há de mais relevante na pesquisa em andamento.

1.3. O pôster deve sempre atender as normas da comissão organizadora do evento.

1.4. Ter claro que não é um pôster de comunicação ou anúncio de um evento, ou uma mera Comunicação Científica.

1.5. Grande parte dos eventos tem adotado a lógica de relatar a pesquisa em quatro passos: a) Introdução ou Apresentação; b) Metodologia; c) Resultados; d) Conclusões.

1.6. "Organizar as informações de modo que as idéias centrais do trabalho sejam facilmente apreendidas e utilizar todos os recursos disponíveis para o pôster despertar o interesse do público" (SBPC).

2. Forma

2.1. Quem é o meu público alvo? Para quem produzo o pôster? Como o apresentarei o meu conteúdo? Essas perguntas devem ser respondidas porque é o público que dará a forma a apresentação do meu trabalho.

2.2. Usar fonte (letras) simples e com tamanho que permita a leitura rápida e a dois metros de distância, com textos curtos e imagens em destaque causando impacto.

2.3. Para os títulos recomenda-se o uso da fonte com tamanho 30, 36, 48, 60, 72. Para os subtítulos 18 e 24. Para o corpo do texto 14, 16, 18, 20.

2.4. O alinhamento do parágrafo fica a critério dos autores dando ênfase à estética do trabalho.

2.5. Pode se apresentar o corpo do trabalho com imagens, fotografias, ilustrações, gráficos, diagramas, mapas e/ou esquemas, bem como outras formas de ilustração como tabelas, etc.

2.6. Como explicitado no item 1.3., o pôster deve ser fiel também na forma às recomendações ou exigências do evento.

2.7. "Utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas, gráficos e esquemas possíveis" (SBPC).

3. Observações Finais

3.1. É fundamental lançar mão da criatividade. Parar um pouco, "viajar" na criatividade, refletir sobre "a viagem", discutir com outras pessoas (até entendidos de design), colocar no papel as idéias.

3.2. Um bom pôster não pode prescindir da tecnologia, sobretudo do computador, pois ele será a estação de trabalho que dará vida as idéias criativas da nossa mente.

3.3. Com as idéias criativas e o computador é hora de implementar na máquina tais pensamentos, que podem ser construídos com o auxílio de um entendido da área de editoração gráfica, ou nas próprias copiadoras que produzem a versão final do pôster.

3.4. Prestar sempre atenção à questão aos princípios básicos da proximidade, do alinhamento, da repetição e do contraste.