QUESITOS PARA ENTREVISTA COM AS TESTEMUNHAS

(cc. 1534, 1548, 1552, 1558-1565)

CAUSA:

De Declaração de Nulidade Matrimonial

Prot. n.00/200X

Em nome de Deus. Amém!

PRELIMINARES

1. Juramento (cc. 1532 e 1562). A testemunha seja avisada da natureza deste depoimento, da necessidade de dizer a verdade e de guardar o segredo de justiça sobre o interrogatório. As partes poderão tomar conhecimento do que for escrito. Se a testemunha se recusa a prestar o juramento, colha-se o depoimento.

2. Dados pessoais da testemunha: A) nome completo, filiação, B) os pais são casados? C) data e local de nascimento. D) onde passou a infância, E) escolaridade, F) estado civil, G) profissão, H) carteira de identidade, I) endereço atual (com telefone, se houver).

3. Dimensão religiosa da vida da testemunha: A) a testemunha tem fé? a que Igreja pertence? B) por quem foi educado na fé? C) frequentou catecismo, D) onde e quando foi celebrado o seu batismo, a crisma, a primeira eucaristia? E) participou de algum movimento de Igreja (coroinha, cruzada eucarística, filha de Maria, Congregação Mariana, Apostolado da Oração, Vicentinos, grupo de jovens,...)? F) ingressou em alguma pastoral? G) é dizimista. H) Se é casado, celebrou o sacramento cristão? I) Atualmente, como vive a fé?

4. Oração: dependendo do espírito de fé da testemunha, convidá-la para uma oração ao Espírito Santo.

5. Relacionamento da testemunha com a parte demandante: A) é parente? em que grau? B) é amigo, colega de trabalho? C) desde quando conhece?

6. Relacionamento da testemunha com a parte demandada: A) é parente? em que grau? B) é amigo, colega de trabalho? C) desde quando conhece?

7. Conhecimento dos fatos: Tem conhecimento dos fatos do namoro, casamento e separação por ter visto ou por ter ouvido dizer? ouviu dizer de pessoa séria? quando tomou conhecimento do fato do casamento e separação do casal?

SOBRE A PARTE DEMANDANTE

8. A) Conheceu os pais da parte demandante? B) Como era o relacionamento familiar na infância da parte demandante? C) Os pais se relacionavam bem? D) Foram eles que educaram a parte demandante? E) Tinham prática religiosa? F) Participavam da vida social? G) Qual a condição econômica, cultural deles? H) O relacionamento da parte demandante com os seus pais era bom? I) Tinha irmãos? J) Como se relacionavam na época do casamento? E hoje?

9. A) Como era o jeito de ser da parte demandante, na época do casamento? (Extrovertido ou mais calado. Gostava de esportes. Tinha algum vício. Tinha prática religiosa. Participava de que Igreja. Trabalhava. Estudava...) B) E atualmente, como é a personalidade da parte demandante? Ë pessoa confiável? Falaria mentira sob juramento?

SOBRE A PARTE DEMANDADA

10. A) Conheceu os pais da parte demandada? B) Como era o relacionamento familiar na infância da parte demandada? C) Os pais se relacionavam bem? D) Foram eles que educaram a parte demandada? E) Tinham prática religiosa? F) Participavam da vida social? G) Qual a condição econômica, cultural deles? H) O relacionamento da parte demandada com os seus pais era bom? I) Tinha irmãos? J) Como se relacionavam na época do casamento? E hoje?

11. A) Como era o jeito de ser da parte demandada, na época do casamento? (Extrovertida ou mais calada. Gostava de esportes. Tinha algum vício. Tinha prática religiosa. Participava de que Igreja. Trabalhava. Estudava....) B) E atualmente, como é a personalidade da parte demandada? É pessoa confiável? Falaria mentira sob juramento?

SOBRE O NAMORO, NOIVADO, CASAMENTO E SEPARAÇÃO

12. Como e quando as partes se conheceram? Quando e como começaram a namorar?

13. Quanto tempo durou o namoro?

14. Como foi o relacionamento durante esse tempo? Houve gravidez?

15. Houve noivado? Quanto tempo durou? Havia brigas nesse tempo?

16. De quem foi a iniciativa para o casamento? Por qual motivo chegaram ao casamento?

17. Os familiares de ambos eram favoráveis?

18. A testemunha foi à cerimônia religiosa? Que impressão teve? Dava esperança de feliz união?

19. Quanto tempo durou a união?

20. Foram sempre fiéis, antes e depois de casados?

21. Tiveram filhos? Quantos? Como estão hoje?

22. De quem foi a iniciativa da separação? Qual a razão alegada?

23. Depois de separados, com quem ficaram os filhos (se houve)? Os pais cumpriram os deveres de justiça para com os filhos (educação, manutenção financeira...)?