PARA VOCÊS QUE QUEREM CASAR NA IGREJA QUE SE ALEGRA COM VOCÊS E ESPERA AJUDÁ-LOS A SEREM MAIS FELIZES. POR ISSO LHES LEMBRA: VEJAM SE VOCÊS TÊM CONDIÇÕES DE CASAR.

-     Têm a idade mínima exigida? (16 anos para a noiva)  (18 anos para o noivo)

-     São livres? (não estão casados com outra pessoa?)

-     Têm liberdade necessária para casar? (é uma decisão que só vocês devem tomar. Não há talvez alguém ou algum acontecimento que estejam pressionando o casamento?).

-     Se conhecem suficientemente para poder assumir o compromisso do casamento para o resto da vida? (quando tempo de namoro? De noivado?).

VEJAM SE TALVEZ NÃO EXISTE ALGUM IMPEDIMENTO PARA O SEU CASAMENTO:

-     Como poderia ser fato de serem parentes (primos) ou de diferente religião etc... (será preciso uma dispensa se houver um impedimento...).

VEJAM SE VOCÊS ESTÃO PREPARADOS PARA CASAR NA IGREJA:

-     O Casamento entre batizados é um sacramento que exige preparação: Antes de tudo, vocês são batizados na Igreja Católica? (É preciso ter a Certidão de Batismo da Paróquia onde foram batizados, certidão recente, 6 meses).

-     Participam da vida Igreja? (fizeram o curso de catequese e a primeira comunhão?) FREQUENTAM Igreja e procuram viver como bons cristãos? (Se não tiverem feito a primeira comunhão e não participarem em nada da vida da Igreja, não teria sentido casar na Igreja).

-     É claro que também é mister ter a xerox da certidão de nascimento (noivos), xerox da cédula de identidade (noivos/padrinhos), xerox de comprovante de residência (noivos), certidão que participaram do Encontro de noivos.

OBS: O ideal seria que quem vai se casar estivesse também crismado. Nossa Diocese, porém, por motivos pastorais não exige como necessário o sacramento do crisma para admitir ao casamento religioso; não dispensa, porém de uma séria catequese e da primeira comunhão. E nada impede também que faça uma devida preparação para receber este Sacramento da Crisma por meio de uma catequese de Adulto, possibilitando inclusive uma só cerimônia, Crisma e Casamento, no Sábado Santo, dia da Grande Vigília Pascal.

-     Os noivos que não fizeram a primeira comunhão e desejam casar na Igreja, devem participar de um curso de catequese para adultos e se preparar assim para a comunhão.

-     Os noivos que não são batizados e querem casar na Igreja: se os dois não são batizados, não tem sentido casar na Igreja; se um dos dois é batizado e o outro não, o noivo batizado tem direito ao casamento na Igreja, mas deve ser pedida a dispensa para o casamento. Se o noivo que não é batizado quer se batizar, deve freqüentar um curso de catequese para adultos que o prepare para os sacramentos.

-     Sempre que houver casamento entre uma parte católica e outra não, a parte católica deverá fazer uma promessa de ficar firme na fé e de educar os filhos na Religião Católica e a outra parte deverá ser feita ciente desta promessa.

O casamento na Igreja, sendo um sacramento, exige uma preparação especial que em nossa Diocese é feita através do Curso de Noivos: vocês deverão participar.

Para comprovar o estado livre dos noivos, a Igreja também faz um processo matrimonial exigindo uma conversa pessoal de cada um deles com o Pároco e fazendo as publicações do casamento nas portas da Igreja onde os noivos residem. E quando não houver suficiente preparação doutrinal, faz a exigência desta preparação. E aconselha os noivos a que, antes de casar, recebam os sacramentos da confissão e da comunhão.

ATENÇÃO: Nesta Paróquia (Comunidade), o horário em que vocês podem conversar com o Padre a respeito do seu casamento é o seguinte:

Dia ______/______/_______ HORA: ______________

PROCESSO CIVIL DE CASAMENTO a ser realizado em Igreja (qualquer credo ou culto) (em qualquer lugar do Brasil), Cartório, Casas de Festas e Clubes, Residência:

O Regime determinado por lei é o da comunhão parcial dos bens.

Documentos para brasileiros solteiros:

1 - Xerox , bem legíveis e autenticadas das certidões de nascimento dos noivos (caso  a certidão tenha tarja verde/amarela, recomendamos fazer xerox colorida).

2 - Xerox bem legíveis e autenticadas das Carteiras de Identidade dos noivos.

3 - Xerox bem legíveis e autenticadas das Carteiras de Identidade das testemunhas (2 pessoas maiores de 21 anos).

4 - Xerox autenticada de uma prova de residência (gás, luz, telefone, extrato de cartão de crédito, de Banco, etc.). (Caso esta prova não esteja no nome dos noivos, seus pais ou avós, haverá necessidade de uma declaração do titular da conta com firma reconhecida).

5 - Caso algum dos noivos seja menor de 18 anos haverá necessidade também de xerox, bem legíveis e autenticadas das carteiras de identidade de seus pais. (Se for menor, os pais tem que assinarem, tanto no civil quanto no religioso).

6 - Formulário devidamente preenchidos e assinados.

Atenção! Antes de nos entregar este papel verifiquem se anexaram todos os documentos (autenticados) e formulários (preenchidos e assinados)