Homilia na Festa de Nossa Senhora do Carmo no XXV Encontro da SBC e XXVII Encontro dos Servidores dos Tribunais Eclesiásticos do Brasil - Aparecida 16/07/10.

 

Exmos. Magistrados, Advogados, egrégios servidores judiciais, reverendíssimos concelebrantes.

Inicio manifestando meu agradecimento ao convite que considero honroso para presidir a celebração deste colendo encontro.

A liturgia celebra hoje a Festa de Nossa Senhora do Carmo. foi no Monte Carmelo que o profeta Elias defendeu a natureza da fé de Israel num Deus vivo. Eremitas do século XII, retirados nessa montanha fundam a Ordem dos Carmelitas. Segundo a tradição Carmelitana, São Simão Stock, primeiro geral da ordem, recebeu das mãos de Maria o "escapulário" com a promessa da Salvação.

Na verdade, nevolvidos no clima hedonista e dessacralizado dos nossos dias, estamos preocupados com tanta outra coisa e menos com a riqueza da salvação e da felicidade eternas, com a beleza da santidade, a bondade e misericórdia infinita de Deus e com o cumprimento da promessa do trecho da leitura do Profeta Zacarias: "Alegra-te cidade de Sião, eis que venho para labutar no meio de ti!" ou mesmo com a mensagem do Evangelho de hoje que nos lembra que à parentela da carne de Jesus sucede a parentela do Espírito. À geração da carne seguiu-se a geração no Espírito!

A nossa Missão urgente de Pastores-discípulos-missionários!!! É bem outra! É anunciar o Reino que não é deste mundo! É sim fazer justiça, é julgar segundo o direito e a melhor consciência, é dar a cada um aquilo que é seu! A justiça está apoiada na Verdade, pois a "Verdade nos libertará!" Como fazer justiça, como pregar os valores do projeto de Deus se não estamos convencidos e dispostos a viver as virtudes correspondentes a esses valores que defendemos e que são fundamentais da Verdade e coerência? Basta ver o esforço ingente que o nosso Papa Bento XVI tem feito em enfrentar, a alto preço e sem meias medidas, toda e qualquer duplicidade e incoerência nas estruturas curiais, porque devem estas espelhar a beleza dos valores que devemos anunciar como discípulos missionários de Cristo!

Por isso temos necessidade imperiosa de contemplar, e mais do que nunca, com os olhos do coração, a beleza da santidade! Por isso precismos, contemplar a Beleza da Virgem Imaculada!!!

O recente documento de Aparecida, no seu número 141 nos diz: "A Virgem Maria é a imagem esplêndida da conformação ao projeto trinitário que se cumpre em Cristo. Desde a sua Concepção Imaculada até a sua Assunção, recorda-nos que a beleza do ser humano está toda no vínculo do amor com a Trindade e que a plenitude de nossa liberdade está na resposta positiva que lhe damos".

Por séculos os cristãos carantaram à Imaculada a antífona: "Toda pulchra es": Sois belíssima!!! (haverá tradução mais expressiva?). Será que chegaremos a nos esquecer da Beleza de MAria? Ela que é a flor puríssima brotada na lama da nossa humanidade... Corremos o risco de estarmos engolfados na fealdade dos nossos pecados, na inconveniência das nossas superficialidades, mas Ela, "nossa filha, carne da nossa carne", é belíssima! Nela nos sentimos resgatados e reencontramos a esperança!

SIm! a "Boa Nova" é, sem dúvida a "bela notícia". Aquele Jesus que anunciamos é o "mais belo entre os filhos do homem". Não há conversão completa se não reconhecermos Deus como autor da beleza, se não formos conquistados por essa beleza como escreveu Salomão: "Estou enamorado pela beleza da sabedoria" (Sabedoria, 8,2).

Como corremos o risco de nos esquecermos da beleza de Maria, porque não temos mais tempo de pararmos para contemplá-la, do mesmo modo corremos o risco de não percebermos a beleza de Deus, nem a importância dessa beleza na evangelização...

Por um mal entendido sentido de organização e planejamento que prezam a racionalidade calculista e fria podemos facilmente nos afastarmos da sempre atual virtude da acolhida, da paciência, da delicadeza do céu. Sobretudo nos nossos dias essa vivência é significativa para não dizer imprescindível, é um instrumento eficaz para comunicarmos os valores de um cristianismo atraente!

Quem passou para essa geração, sobretudo para os jovens que ser cristão é viver moralisticamente um código de regras rígidas que só proíbe? Quem encontra e aceita Jesus Cristo não perde nada! Ganha tudo! nos lembrou Bento XVI num de seus primeiros discursos como Papa...

Não podemos fechar os olhos, de fato, diante às múltiplas ameaças do mundo que nos circunda (em geral as ameaças estão dentro de nós mesmos..). Em cada época da história o cristianismo deve "sofrer pela justiça": - Não são motivos de sofrimento para o cristão de hoje a crítica exacerbada aos conteúdos da fé, o ceticismo e o sentido da Família, do empenho para salvaguardar a sua consistência? Ainda: a lógica do consumo, do bem estar a qualquer preço, do individualismo, enfim, a ditadura do relativismo propalada por Bento XVI?

Repito, como pretender convencer a sociedade hodierna da justiça e dos demais valores evangélicos sem dar sinais da beleza da virtude e da misericórdia de Deus?

Em momentos como esse, em que somos convocados a uma reverente atitude de contemplação diante do mistério de um Deus que "conduz as tramas dos nossos dias" nos é permitido apropriarmo-nos de uma afirmação de Dag Hammarskjold (Dóg Ramanôeld), duas vezes secretário da ONU e ganhador do prêmio Nobel da Paz, morto em um acidente aéreo numa missão de paz na África: - "Ao que passou OBRIGADO! Ao que vier: SIM! Todos os dias Deus em sua infinita misericórdia renova o milagre de nossas vidas! Digamos Sim à vida inteira! - Pelas graças, pelas alegrias, pelas conquistas, pelos êxitos, pessoais e comunitários: louvado seja o nome do Senhor!

Pelas dores, pelos pecados, pelas quedas, pelas divisões, pelos contra-testemunhos pessoais ou comunitários, vinde, Senhor em nosso auxílio e socorrei-nos sem demora com a vossa misericórdia!

Somente uma clara consciência de uma bem entendida dependência de Deus não nos permitirá cair na tentação do orgulho e da prepotência, o que é próprio do mistério da iniquidade, e na veleidade de pensarmos ser imprescindíveis... absolutamente insubstituíveis...

É uma sutil tentação, conforme afirma São João Crisóstomo em seu tratado sobre o sacerdócio... Diante de Deus, e por desígnio de seu amor infinito, todos somos importantes... em alguns momentos até mesmo necessárias... Mas só Deus é Absoluto!

Se é assim, não será talvez Maria, na sua humildade de serva, a toda bela, a que sinceramente nos pede fazer tudo o que Ele nos disser, o modelo para o anúncio da vida em plenitude que salva o mundo?

Mereçamos também nós, com a beleza da nossa virtude, e a exemplo de nossa Santa Mãe, hoje celebrada como Senhora do Carmo, sermos sinais comunicadores da Beleza de Deus aos homens e mulheres de hoje vivendo e proclamando a Verdade, a Justiça e o Amor!

Laus Deo!

Dom Antônio Carlos Altieri

Bispo Diocesano de Caraguatatuba