Uberaba - MG, Belo Horizonte - MG, Salvador - BA e Ribamar Fiquene - MA, sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010, Ano Sacerdotal, na memória de Santa Águeda, Virgem e Mártir.

Prezad@ Sóci@ da Sociedade Brasileira de Canonistas,

PAX!

Aproxima-se o XXV Encontro da Sociedade Brasileira de Canonistas e o XXVII dos Servidores dos Tribunais Eclesiásticos do Brasil que será realizado na Cidade de Aparecida - SP nos dias 12 a 17 de julho do corrente Ano da Graça do Senhor, nos quais os temas a serem estudados serão os seguintes:
1. Orientações para a utilização das competências psicológicas na admissão e na formação dos candidatos ao sacerdócio;
2. A faculdade especial concedida pelo Santo Padre aos Bispos na demissão do estado clerical "in poenam";
3. A Constituição Apostólica Anglicanorum Coetibus;
4. O Motu proprio Omnium in mentem.
5. A homologação das sentenças eclesiásticas em matéria matrimonial nos termos da legislação brasileira.

Além dessa riqueza, mais três consócios apresentarão o tema que defenderam em suas teses de doutorado; iniciativa tomada no último Encontro em Aracaju e acolhida com grande satisfação por inúmeros participantes, que solicitaram a repetição do evento.
Na última Assembleia foram efetuadas algumas modificações ao Estatuto, sendo associadas aos mesmos as exigências civis, mormente no campo administrativo.
O novo brasão da SBC, devidamente aprovado, já se encontra em nosso site, com a sua explicação heráldica.
Por ocasião da próxima Assembleia serão agraciados com a Comenda São Raimundo de Penyafort: o Pe. Dr. Gervásio Fernandes de Queiroga, o Cardeal Eugênio de Araujo Sales e o Pe. Jesús Hortal Sánchez, SJ.
Foi oficialmente admitido como Sócio Honorário: o advogado Dr. Hugo José Sarubbi Cysneiros de Oliveira (Consultor Jurídico-Civil da CNBB).
O nosso site www.infosbc.org.br superou a marca de mais de 150.000 acessos, agradecemos aos que com ele colaboram enviando artigos ou de outro modo e esperamos mais colaborações de outros consócios.
Nos congratulamos com os Sócios Pe. Caetano Rizzi (Santos - SP) e Mons. José Heleno dos Santos (Caruaru - PE) que defenderam com grande êxito suas teses de doutorado e com Dom Fernando José Monteiro Guimarães, CSsR, Bispo de Garanhuns - PE, nomeado pelo Santo Padre membro do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica.
Alguns consócios também publicaram livros e ou artigos em livros e revistas e com esses também nos alegramos imenso e desejamos a todos uma profícua produção acadêmica.
Estamos por concluir a edição do Catálogo dos Sócios e é imprescindível que os nomes, telefones e e-mails sejam corretamente encaminhados até o dia 19 de março, Solenidade de São José, Padroeiro da Igreja Universal, para o seguinte endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou através dos correios para:

Pe. Rhawy Chagas Ramos
Rua Santos Dummont, 100 Centro
11660-290 Caraguatatuba - SP

Em breve encaminharemos detalhes sobre os Encontros, nomeadamente os conferencistas e sócios que partilharão suas teses, esperando contar com a participação do maior número possível de membros.
A anuidade para 2010 é de R$ 170,00 podendo ser paga nos consuetudinários modos.
Existem na Casa onde nos alojaremos em Aparecida apenas 15 (quinze) quartos individuais, que serão disponibilizados na medida em que forem feitas as inscrições, dando prioridade aos que já se encontram na melhor idade por motivos de locomoção.
Com profunda gratidão por tudo em que juntos caminhamos no ano que passou e o que juntos empreenderemos no vindouro ano na administração da salus animarum, na buca da caritas in veritate; pela Diretoria,

 O Presidente da SBC


P.S.: Além de estar publicada em nosso site esta missiva será encaminhada pelos correios para todos, pois é uma das formas de se controlar, mais uma vez, os endereços que possuímos. Suplicando celeridade na resposta para uma maior fidelidade na atualização da publicação, feita pela última vez há cinco anos.