Dom Waldyr

A síntese da Boa Nova de Jesus é amar a Deus e aos irmãos. Isto não se restringe ao nosso íntimo e a um relacionamento afetivo entre nós. A missão não é especificamente conversão pessoal, não pode ser reduzida a dimensão pessoal. O nosso mal é pensar que o mundo está salvo. Ninguém se salva sozinho (a), Jesus não veio salvar só um, mas a todos; para isto o Pai o enviou, por amor. "Jesus veio para que todos tenham vida e a tenham em abundância" (Jo10,10b). Portanto, reduzir a fé a uma dimensão somente pessoal é reduzir a missão de Jesus. Quando o ocorre esse reducionismo pessoal trará como conseqüência a redução da missão num âmbito comunitário-social.

A dimensão social da fé na luta pela transformação social é a Doutrina Social da Igreja (DSI) à luz do evangelho, cujos ensinamentos iluminam a prática , e isto e evangelização.

A primeira Encíclica papal sobre a questão social é datada no pontificado de Leão XIII, que traz em seu conteúdo a posição da Igreja frente aos problemas da classe operária. É claro que diante desta Encíclica houve reações tanto pelos capitalistas quanto por parte de alguns membros da Igreja.

E esse conjunto de ações, ensinamentos sociais, os critérios da ação, o ensinamentos do Papa, doutrina, tudo isso que denomina-se Doutrina Social da Igreja (DSI).

Como essa doutrina Social da Igreja influencia a Igreja Particular de Barra do Piraí-volta Redonda?

É bom destacar que a Igreja é chamada a ser solidária com o povo sofredor, e a preocupação desta Diocese é assumir a proposta da Encíclica e que a dimensão social não pode ser um acréscimo a nossa fé, pelo contrário, deve ser expressão da fé no compromisso solidário com os excluídos e miseráveis.

Esse compromisso é a expressão do seguimento a Jesus e expressão do amor aos irmãos, é nossa solidariedade manifestada, como Igreja aos sem-teto de Vargem Alegre e às vítimas da violência, de uma maneira especifica às vítimas da violência policial

Quer afirmar-se com isso que o testemunho é expressão do ser cristão. Quem não segue a Jesus, nega o seu próprio Batismo. Para ser Igreja é necessário ser presença solidária, ser testemunha do Evangelho onde houver necessitado, onde a vida está indefesa.

Passados 40 anos, Pio XII, busca estender a compreensão da Rerum Novarum, dando uma nova compreensão de ser Igreja junto a sociedade (é a chamada Cartas Novais), afirmando que a encarnação do Evangelho na vida, isto trás como conseqüência a Doutrina Social da Igreja.

A DSI é sempre evolutiva. João XXIII, ao convocar o Concílio Vaticano II, torna a Igreja presente no mundo de hoje. A vida (realidade) dos homens e mulheres de hoje constituem o cerne do ser Igreja (GS 1).

O rosto, identidade da comunidade se reflete em suas atitudes solidárias, através de seu testemunho público na luta pela justiça. Sua presença é evangelizadora para transformar o mundo.

O testemunho da Igreja é na defesa da vida, é ser presença solidária e ao mesmo tempo questionadora no mundo, é ser Igreja Sinal, isso é Evangelização.

Ser Igreja Missionária é ter consciência solidária junto aos irmãos excluídos, é ser questionadora junto ao poder público na defesa da vida.