Anim.: Rezemos o terço unidos à grande família cristã, espalhada por todo o mundo. Vamos pensar também nos continentes onde o Evangelho ainda não penetrou ou está sendo esquecido.

L1: O terço missionário que é de cinco cores diferentes, simboliza os cinco continentes, onde os missionários trabalham, sofrem e lutam para que a mensagem de Jesus seja conhecida por todos.

L2: Rezar o terço missionário é dar à oração um sentido católico, é se preocupar e rezar por todos, sem distinção.

Todos: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Anim.: Senhor Jesus, reunidos em teu nome, oferecemos este terço missionário para que, por intercessão de Nossa Senhora, abençoes e protejas a todos os que trabalham nas missões. Pedimos ainda, pelos que não conhecem a Jesus, pelos doentes e necessitados, pela nossa Diocese e pelas intenções do Santo Padre, o Papa.

1a DEZENA (COR VERDE)

Anim.: Neste primeiro mistério luminoso contemplamos o Batismo de Jesus. Vamos rezar pela África, terra das verdes florestas. É a terra mãe dos negros, inclusive dos antepassados da metade dos brasileiros. O povo da África está sofrendo muito pela miséria, fome, guerras e lutas entre tribos. O Islamismo é a maior religião na África. Neste continente a população católica é de 90 milhões e lá estão trabalhando quase quatrocentos missionários brasileiros, entre eles a Irmã Lia da Congregação das Servas Reparadoras que também está em Coromandel.

L1: “A exortação Apostólica Ecclesia in Africa constata: “Uma situação comum é, sem dúvida, o fato de a África estar saturada de problemas: em quase todas as nações existem situações de miséria espantosa, má administração dos poucos recursos disponíveis, instabilidade política e desorientação social. O resultado está à vista: desolação, guerras e desespero. Num mundo controlado pelas nações ricas e poderosas, a África tornou-se, praticamente, um apêndice sem importância, muitas vezes esquecida e abandonada por todos”(n. 40).

L2: A mesma Exortação presta uma homenagem aos missionários: “O crescimento esplendoroso e as realizações da Igreja em África devem-se, em grande parte, à dedicação heróica e desinteressada de gerações de missionários. Isto todos o reconhecem. A terra abençoada da África está literalmente semeada de sepulturas de valorosos arautos do Evangelho” (n. 35 ).

(Reza-se a dezena)

CANTO: Mãe do céu morena

2ª DEZENA: (COR VERMELHA)

Anim.: Neste segundo mistério luminoso contemplamos as Núpcias de Caná. Vamos rezar pelas Américas. É a terra-mãe dos índios; terra vermelha de sangue de muitos genocídios e de muita opressão. Mais de 200 missionários brasileiros trabalham em outros países da América Latina. Nesse continente moram 45 % dos católicos do mundo.

L3: A Exortação Apostólica Ecclesia in America no seu n. 14 diz: “O maior dom que a América recebeu do Senhor é a fé que forjou sua identidade cristã. Já são mais de 500 anos que o nome de Cristo foi anunciado no continente”.

L4: A Exortação exalta ainda a piedade popular, a presença da Igreja no campo da educação e da ação social, o crescente respeito pelos direitos humanos. Chama a atenção para o fenômeno da globalização, o peso da dívida externa, a corrupção, o comércio e o consumo de drogas”.

(Reza-se a 2ª dezena)

CANTO: Mãe do céu morena

3ª DEZENA (COR BRANCA)

Anim.: Neste terceiro mistério luminoso contemplamos o Anúncio do reino de Deus. Vamos rezar pela Europa. Deste Continente veio a maioria dos nossos antepassados. Quase 200 missionários brasileiros atuam na Europa. Lá está Roma, o centro do Cristianismo.

L5: Rezemos pela Europa, pelo Papa e para que os católicos desse continente assumam novamente suas responsabilidades na grande obra da evangelização.

L6: A Exortação Apostólica Ecclesia in Europa fala dos desafios e sinais de esperança para a Igreja na Europa: “Numerosos são os sinais preocupantes que inquietam, no início do terceiro milênio, o horizonte do continente europeu, o qual, apesar de estar na posse plena de imensos sinais de fé e testemunho, sente todo o desgaste que a história antiga e recente produziu nas fibras mais profundas dos seus povos, dando origem, muitas vezes, à desilusão”(n. 7).

(Reza-se a 3a dezena)

CANTO: Mãe do céu morena

4ª DEZENA (COR: AZUL)

Anim.: Neste quarto mistério luminoso contemplamos a Transfiguração de Jesus. Vamos rezar pela Oceania. Lá moram 27 milhões de pessoas, espalhadas em 10.000 ilhas. O azul representa a cor dos mares. Uma dezena de missionários brasileiros trabalham na Oceania. As Igrejas Evangélicas são maioria na Oceania.

L7: A Exortação Apostólica Ecclesia in Oceania no seu número 17 descreve a situação atual do continente: “ Nos tempos recentes, a Igreja tem fomentado vigorosamente a inculturação da fé cristã. A tal respeito, o Papa Paulo VI, quando visitou a Oceania, reafirmou que “o Catolicismo não só não sufoca tudo o que existe de bom e de original em cada uma das formas da cultura humana, mas acolhe, respeita e valoriza as características de cada povo, revestindo assim de variedade e de beleza a única veste inconsútil da Igreja de Cristo”.

L8: E o Papa João Paulo continuou o pensamento de Paulo VI: “O Evangelho de Jesus Cristo fala todas as línguas. Estima e abraça todas as culturas. Apóia-as em tudo o que é humano e, quando necessário, purifica-as”.

(Reza-se a 4a dezena)

CANTO: Mãe do céu morena

5ª DEZENA (AMARELO)

Anim.: Neste quinto mistério luminoso contemplamos a Instituição da Eucaristia.Vamos rezar pela Ásia, berço de grandes culturas e religiões, entre elas: o Hinduísmo, o Budismo e o Confucionismo. Lá ficam a China, o Japão, a Índia e também o Blangadesh. Mais da metade da população do planeta encontra-se na Ásia, mas somente 3% são católicos. 45 missionários brasileiros trabalham na Ásia.

L9: Rezemos pelos missionários que partem em missão para anunciar a Boa-Nova do Evangelho aos não cristãos.

Anim.: SALVE RAINHA...

LADAINHA: (L10)

Santa Maria Rogai por nós!

Santa Mãe de Deus

Filha predileta do Pai

Mãe de Jesus Cristo

Esposa do Espírito Santo

Do Papa, dos Bispos, Sacerdotes, Religiosos(as) Lembrai-vos que sois mãe, ó Maria!

Dos que servem vosso povo

Das nossas paróquias!

Das nossas Famílias e Comunidades

Dos que passam fome e estão abandonados

Dos que sofrem nas prisões

Dos doentes e daqueles que os assistem

Dos professores e estudantes

Dos seminaristas

Dos que trabalham no campo

Dos jovens e das vocações missionárias

Dos que trabalham pela justiça

Dos que trabalham nos Meios de Comunicação

Dos migrantes

Dos que ainda não receberam o anúncio do Evangelho

Rainha do Amor Rogai por nós!

Rainha da Esperança

Rainha da Paz

Rogai por nós, Santa Mãe de Deus!

Para que sejamos dignos das promessas de Cristo!

OREMOS: Infundi, Senhor, nós vos pedimos, em nossos corações, a vossa graça, para que conhecendo pela anunciação do anjo, a Encarnação do vosso Filho, cheguemos por sua Paixão e Morte de Cruz à glória da Ressurreição. Pelo mesmo Cristo, Nosso Senhor. Amém!

BÊNÇÃO E CANTO FINAL: