Como Abraão, deixamos nossa terra, nossas paróquias e, estamos aqui. Maria é a estrela da manhã, é o anúncio dos novos tempos que Jesus vem inaugurar, é criatura e como tal confronta-se ainda na obscuridade com o mistério de Deus, mas como redimida inteiramente (imaculada) é aquela que já pode ser sinal da luz definitiva, da luz que “ilumina todo homem” (Jo 1, 4ss), da luz que brilha nas trevas e que “os homens não acolheram”. São Bernardo convida a “olhar para a estrela”. “Se os ventos da tentação se levantam, se te acossam os escolhos das tribulações, olha para a estrela. Invoca Maria... Se a ira, a avareza, os desejos da carne sacodem a barquinha da tua alma, olha para a estrela e invoca Maria”.

Buscamos o “poço” onde se encontra a água que mata a nossa sede. Reunimo-nos em torno da mesa, à procura do pão que sacia a nossa fome. Encontramos os irmãos para alimentar o nosso desejo de fraternidade.

Aqui estamos em busca de Deus. Queremos ver Jesus. Jesus que é a luz. Jesus que nos dá a água viva. Jesus que é o “pão vivo” de que nos falou João Paulo II ao coração de padres na Ecclesia de Eucharistia.

(Agora as luzes serão apagadas. Acende-se o Círio Pascal. Enquanto cantamos:)

Solo: Venham, ó nações, ao Senhor cantar (bis)

ao Deus do universo venham festejar (bis)

Solo: Seu amor por nós, firme para sempre (bis)

sua fidelidade dura eternamente (bis)

(Acendem-se as velas...)

Solo: Para Ti, Senhor, toda noite é dia (bis)

a escuridão mais densa logo se alumia (bis)

Solo: És a luz do mundo, és a luz da vida (bis)

Filho do Pai eterno e Filho de Maria (bis)

(Oferece-se o incenso...)

Solo: Suba nosso incenso a Ti, ó Senhor (bis)

este louvor pascal se oferta com amor (bis)

Solo: Nossas mãos orantes para o céu subindo (bis)

Cheguem como oferenda ao som deste hino (bis)

Solo: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo (bis)

Glória à Trindade santa, glória ao Deus bendito (bis)

Solo: Aleluia,irmãs, aleluia irmãos (bis)

alegres com Maria, nossa louvação ! (bis)

Mantra: Ó LUZ DO SENHOR / QUE VEM SOBRE A TERRA /

INUNDA MEU SER / PERMANECE EM NÓS.

(Depois de acesas as velas, intercala-se a mantra com a citação bíblica)

Ø “E Deus disse: faça-se a luz!” (Gn 1,3)

Ø “O Senhor os precedia, de dia, numa coluna de nuvem, para lhes mostrar o caminho; de noite, numa coluna de fogo para iluminar, a fim de que pudessem andar de dia e de noite” (Ex 13, 21)

Ø ‘Quem me dera ser como nos tempos de outrora, como nos dias em que Deus me protegia, quando sua lâmpada brilhava sobre a minha cabeça e à sua luz eu andava até na escuridão” (Jó 29, 2-3)

Ø “Aquele que diz que está na luz, mas odeia o seu irmão, ainda está nas trevas” (1Jo 2, 9)

Ø “Quem ama o seu irmão permanece na luz” (1Jo 2, 10)

Ø “Não será mais o sol a luz do teu dia, nem será mais a lua que vai te iluminar a noite, o próprio Senhor será para ti luz permanente” (I. 60, 19)

Ø “Não vos enganeis, meus caríssimos irmãos. Todo dom precioso e toda dádiva perfeita vêm do alto, do Pai das luzes, que desconhece fases e períodos de sombra” (Tg 1, 16-17)

Ø “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8, 12)

Ø “A cidade não precisa nem de sol nem de lua que a iluminem, pois a glória de Deus é a sua luz e a sua lâmpada é o Cordeiro” (Ap 21, 23).

Dir.: Relembrando as alegrias do Senhor e de sua santa Mãe, estamos reunidos em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Todos: Amém!

Dir.: Caros padres, iniciemos o nosso Retiro Espiritual, animados pela misericórdia do Pai, em nome do Senhor Jesus e sob o impulso do Espírito Santo.

Todos: Bendita seja a Trindade Santa, agora e sempre!

Dir.: Bendito e louvado seja Deus, o Pai de Jesus Cristo e Senhor nosso!

Todos: Que do alto céu nos abençoou com bênção espiritual de toda sorte!

Dir.: Foi em Jesus Cristo que Deus Pai nos escolheu, já bem antes de o mundo ser criado.

Todos: Todos nós recebemos de sua plenitude graça após graça.

Com.: “A Igreja vive da Eucaristia A Igreja recebeu a Eucaristia de Cristo, seu Senhor, não como um dom, embora precioso, entre muitos outros, mas como o dom por excelência, porque dom dele mesmo... Se a Eucaristia é centro e vértice da vida da Igreja, o é igualmente do ministério sacerdotal. Por isso com o espírito repleto de gratidão a Jesus Cristo, nosso Senhor, volto a afirmar que a Eucaristia é a principal e central razão de ser do Sacramento do Sacerdócio, que nasceu efetivamente no momento da instituição da Eucaristia e juntamente com ela”. ( João Paulo II na Encíclica Ecclesia de Eucharistia.)

Dir.: Agradeçamos a Deus que nos concede a alegria de viver juntos, por alguns dias, uma profunda experiência de fé, um episódio da história da nossa salvação, uma feliz e não fácil aventura que cada vez é sempre nova e imprevisível. Comumente consideramos o Retiro Espiritual como uma série de pregações, um ministério da Palavra. Na verdade é um ministério do Espírito porque nos coloca em oração diante de um texto bíblico, deixando ao Espírito a tarefa de guiar a cada um de nós a um novo encontro com o Senhor Jesus, para nos plasmar segundo o seu coração. E este é um acontecimento pessoal, um caminho que ninguém pode percorrer em lugar do outro.

Com.: Recitemos juntos o salmo 66, o qual, do começo ao fim, o salmista fala do Deus aliado de uma pessoa, de um povo, e poderíamos dizer, aliado da terra inteira e de toda a humanidade. Aliado na defesa e na promoção da vida. Onde a vida corre perigo, aí está Deus, libertando e introduzindo na terra da liberdade, fazendo o povo retomar fôlego, não rejeitando a súplica do inocente, escutando e atendendo ao grito suplicante. De acordo com Lc. 7, 16 Jesus é a visita de Deus para o povo que sofre. Mas, na verdade, poucos são os que se lembram de agradecer a presença e a visita de Deus na vida das pessoas.


Tua bênção, Senhor, nos ilumine,

tua face, Senhor, sobre nós brilhe.

Teu poder encerra paz e gratidão

bênçãos e frutos por todo este chão.

1. Deus se compadece e em nós se compraz

em nós resplandece seu rosto de paz.

2. P’ra que o povo encontre, Senhor, teu caminho

e os povos descubram teu terno carinho.

3. Que todos os povos te louvem, Senhor,

que todos os povos te cantem louvor!

4. Por tua justiça se alegrem as nações

com ela governas da praia aos sertões.

5. Que todos os povos te louvem, Senhor,

que todos os povos te cantem louvor!

6. O chão se abre em frutos, é Deus que abençoa,

e brotem dos cantos do mundo esta loa!

7. Ao Pai demos glória e ao Filho também,

louvor ao Espírito Santo. Amém.


OREMOS: Ó Deus, por vosso Filho Unigênito, vencedor da morte, abristes para nós as portas da eternidade. Olhai esta porção da vossa Igreja aqui reunida. Que todas as nossas ações neste santo Retiro se realizem em espírito de fidelidade ao nosso compromisso sacerdotal, de perseverança em ouvir os ensinamentos dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações. Por intercessão de Maria, “mulher eucarística por excelência”, possamos renovar, todos os dias, o nosso amor à Eucaristia, principal e central razão de ser do nosso sacerdócio. É o que pedimos pelo Sumo e Eterno sacerdote, Jesus Cristo. Amém!