Oficiante: A paz esteja nesta casa.

Todos: E com todos os seus habitantes.

Of: A graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, nosso Senhor, estejam conosco.

Tod: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

Of: Prezados irmãos, quando pedimos a Bênção de Deus sobre algo, é porque queremos dar a Ele o seu devido lugar, colocando-o como dono de tudo o que somos e temos. Em especial, quando pedimos a bênção sobre nossa casa, é porque queremos que Ele ocupe o 1°. lugar em tudo o que fizermos. Que em nossos trabalhos, saibamos rezar; em nosso descanso, saibamos agradecer; em nosso lazer, saibamos louvá-lo. Enfim, que Ele tenha a sua presença reconhecida em todos os momentos que se viver nesta casa.

Tod: Que assim seja. É isto mesmo o que queremos: que Deus seja o Senhor de todos os nossos atos e que saibamos reconhecer a sua presença em todos os momentos que vivermos nesta casa.

Of.: Irmãos, a visita de um ministro da nossa Igreja, simboliza que, nesta pessoa, o próprio Cristo entra nesta casa trazendo a paz e a alegria para todos os seus moradores. E isso se realizará principalmente através da Palavra de Deus e da oração da Igreja. Vamos, pois, preparar os nossos corações para que o Cristo Senhor, pelo Espírito Santo, se digne falar-nos e confortar-nos.

Leitor: Vamos ouvir as palavras do santo Evangelho escrito por São Lucas. (Lc 19,1-10).

Tod: Glória a vós Senhor.

Le.: Jesus entrou em Jericó e atravessava a cidade. Aconteceu que um homem chamado Zaqueu, um dos chefes dos cobradores de impostos, e rico, queria ver quem era Jesus, mas não conseguia por causa da multidão e porque ele era de baixa estatura. Então correu adiante e subiu sobre um sicômoro (uma figueira) para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando chegou àquele lugar, Jesus olhou para cima e lhe disse: “Zaqueu, desce depressa, porque hoje devo ficar na tua casa”. Ele desceu depressa e o recebeu com alegria. Vendo isto, todos murmuravam: “Foi hospedar-se na casa de um pecador!” Mas Zaqueu, de pé diante do Senhor, lhe disse: “Senhor, darei a metade de meus bens aos pobres. E se extorqui alguma coisa de alguém, vou lhe restituir quatro vezes o seu preço”. Jesus então disse: “Hoje entrou a salvação nesta casa, porque este também é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio procurar e salvar o que estava perdido”. Palavra da Salvação.

Tod: Glória a vós Senhor.

Of.: se conveniente, uma breve homilia.

Of.: Vamos, agora, com gratidão e alegria, invocar o Filho de Deus, Senhor do céu e da terra, que, fazendo-se homem, veio habitar entre nós, no meio de uma família, pedindo-lhe que escute nossas preces.

01. Para que o Senhor Jesus Cristo, que com Maria e José, santificaram a vida de família, se digne a ficar conosco nesta casa, para que o sintamos nosso hóspede e o veneremos como nosso mestre e senhor, rezemos ao Senhor.

Tod: Senhor, escutai a nossa prece

02. Todo edifício unido, Deus o transforma num templo santo; para que os residentes desta casa se transformem numa habitação do Espírito de Deus, rezemos ao Senhor.

03. Cristo nos ensina, no Evangelho, a construirmos nossas casas sobre pedra firme; para que esta família tenha uma vida modelada pela Palavra de Deus e, afastada de toda desunião, saiba servir a Deus e aos irmãos, de alma e coração abertos, rezemos ao Senhor.

04. Cristo, ao vir ao mundo, não tinha lugar para ele; para que todos os necessitados de habitação encontrem, com nossa ajuda, uma moradia digna, rezemos ao Senhor.

05. Jesus quis ter a Igreja nascente reunida no Cenáculo com Maria, sua mãe; para que esta família seja uma verdadeira Igreja Doméstica e aprenda com a Virgem a conservar em seu coração a Palavra de Deus, a perseverar na oração e a colocar-se a si e seus bens à serviço dos outros, rezemos ao Senhor.

Of.: Deus eterno, que com bondade paterna não deixais de atender às necessidades dos homens, derramai a abundância da vossa U bênção sobe esta família e esta casa, e santificai os seus moradores com o dom de vossa Graça, para que, cumprindo os vossos mandamentos e desincumbindo-se dos encargos do tempo presente, cheguem um dia à mansão celeste para eles preparada. Por Cristo, nosso Senhor.

Tod: Amém, assim seja.

Of.: Que esta água nos lembre nosso batismo e o Cristo, que nos salvou por sua Morte e Ressurreição. Guiado pelo dono(a) da casa asperge todos os cômodos. Enquanto se asperge pode-se cantar ou então, os presentes rezam em seqüência: Pai Nosso, Ave Maria e (no final) Glória ao Pai.

Of.: Oremos... Favorecei, Senhor Deus, os vossos filhos que pedem com humildade vossa bênção para esta sua residência; sede refúgio para os que aqui moram, companheiro dos que saem, hóspede com os que entram, até o dia de termos, todos, feliz acolhimento na vossa casa, junto de Vós. Vós que viveis e reinais para sempre.

Tod: Amém, assim seja. Permanecei sempre conosco, Senhor.

Of.: Que a paz de Cristo reine permanentemente em nossos corações.

Tod: Amém

Of.: Que a Palavra de Cristo habite constantemente em nós.

Tod: Amém

Of.: Que tudo o que fizermos, em palavras e obras, o façamos em nome do Senhor.

Tod: Amém

Of.: Desça sobre esta casa, sobre esta família e sobre todos nós a Bênção de Deus Todo poderoso, Pai, Filho U e Espírito Santo.

Tod: Amém, assim seja. Damos Graças a Deus.