Presidente: Caros irmãos e irmãs, a característica do Cristão Católico é viver em comunidade, participando das atividades comunitárias e partilhando sua vida com a comunidade. Neste sentido, N... e N..., querendo assumir um compromisso de maior seriedade, se fazem aqui presentes, para nos comunicarem sua decisão e pedirem nossas orações.

Noivos: Aqui estamos, e com nossas famílias pedimos a Bênção de Deus.

Pres.: Sabemos que todos nós, a todo momento, temos necessidade da Graça de Deus; e os fiéis cristãos não ignoram também que a Graça de Deus é ainda mais necessária quando se preparam para constituir uma nova família.

Vamos, portanto, implorar a Bênção divina sobre estes nossos irmãos, para que cresçam na estima um do outro, se amem com sinceridade e se tornem maduros para a celebração do seu matrimônio, através de respeitoso intercâmbio de vida e da oração comum.

(breve momento de silêncio, para cada um fazer sua prece individual).

Noivo: Chamo o Sr. N... e a Sra. N... (pais da noiva) para que na presença de Deus e de todos que aqui nos honram com a sua presença, nos dêem seu consentimento e sua Bênção, em nome de Deus, para que possamos vivenciar em profundidade e na autenticidade cristã este período de noivado.

(os pais da noiva se apresentam e abençoam o futuro genro)

Pais: (colocando a mão no ombro do futuro genro) N... você tem o nosso consentimento, desça sobre vocês a benção de Deus todo poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo.

Noiva: Também chamo o Sr. N... e a Sra. N...(pais do noivo) para que façam o mesmo...

Pais: (colocando a mão no ombro da futura nora) N... você tem o nosso consentimento, desça sobre vocês a benção de Deus todo poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo.

ENTREGA DAS ALIANÇAS

Noivo: N... recebe este anel em sinal do meu compromisso e da minha fidelidade.

Noiva: N... recebe este anel em sinal do meu compromisso e da minha fidelidade.

Pres.: (colocando a estola sobre as duas mãos)

Deveis conservar de tal modo os objetos mutuamente presenteados que, a seu tempo, venhais a cumprir tudo que prometestes com esta doação recíproca.

Todos: amém.

ORAÇÃO DA BÊNÇÃO

(Os noivos se ajoelham, para receberem a bênção. Os pais, dele e dela, estendendo a mão direita sobre eles proferem:)

Pais: Nós vos louvamos, Senhor nosso Deus; que suavemente chamastes e destinastes estes vossos filhos N... e N... a se amarem reciprocamente; dignai-vos confirmar os seus corações, para que eles, conservando a fé e procurando agradar-vos em tudo, tenham a felicidade de chegar ao sacramento do Matrimônio. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Pres.: Senhor Deus, fonte de todo amor, por cujo desígnio providencial estes jovens se encontram na vida; concedei que eles, ao pedirem a vossa graça em preparação para o casamento e sustentados pela bênção celeste, não só cresçam na estima de um pelo outro, como se amem reciprocamente com amor sincero. Por Cristo, nosso Senhor.

Todos: Amém.

Pres.: O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor

Todos: Amém, amém, amém.