XII Congresso Nacional da Pastoral Familiar

“Família, Berço de toda Vocação”

Nos dias 5, 6 e 7 de setembro de 2008 a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro terá a grata satisfação de acolher a família brasileira, representada por centenas de casais procedentes de todos os recantos do Brasil.

Nesse XII Congresso Nacional de Pastoral Familiar estarão muito presente o coração e a mente do Santo Padre Bento XVI, bem como do seu amado predecessor, o Servo de Deus Papa João Paulo II, pois ambos refletem com uma nitidez especial a proximidade tão grande e afetuosa de Deus da família. Deus não só criou a família ao instituir o matrimônio, mas também a escolheu como o seu lar no mundo.

As virtudes familiares baseadas no profundo respeito pela pessoa e sua natural dignidade, no amor afetuoso e afetivo traduzido pela prática da compreensão, pela paciência, pelo perdão mútuo, pelo estímulo educacional, capacitam a comunidade familiar para viver a primeira e fundamental experiência da sociedade humana.

O tema desse XVII Congresso Nacional é “Defesa da Família” como pressuposto básico para defender a ordem social e para a vivência da tão esperada paz nacional e internacional. A família brasileira pode estar ameaçada pela pobreza e miséria materiais, pelos atentados contra a vida humana desde a sua concepção até a sua morte natural, pelas mudanças culturais e legislativas incidentes sobre a identidade do matrimônio e, até mesmo, por fatores culturais e ideológicos que lesam a convivência familiar e as virtudes fundamentais da pessoa humana e do cristão.

Partindo de uma defesa da família com fortes traços marcados pela fé, esperança e caridade cristã, esse Congresso Nacional será uma grande evangelização no Brasil e um grande impulso para a Pastoral Familiar nos vários regionais da CNBB.

Elevemos as nossas orações à Sagrada Família de Nazaré, a Nossa Senhora, a São José e o Menino Deus, para que todas as providências que estão sendo tomadas para a preparação desse XII Congresso Nacional tenham todas as bênçãos divinas e venham abundantes frutos para o nosso Brasil.

+ Dom Antonio Augusto Dias Duarte

Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro