"Mudem de Vida"

 

  • A difícil exigência

Jesus não pede: "Observem a Lei e a Tradição!" Ele pede metanoia,isto é, mudar o modo de pensar e de agir. Este é o apelo de mudança que a chegada do Reino traz consigo. Sem esta mudança radical o povo não poderá entender a mensagem do Reino anunciada por Jesus. A mudança que a chegada do Reino está pedindo é uma mudança que engloba todos os aspectos da vida das pessoas, do povo e da nação. Se não acontecer esta mudança, "se vocês não se converterem, todos vão perecer do mesmo jeito (LC 13,3.5). isto é, do jeito que galileus pereceram pela violência de Pilatos, assim todos irão perecer pela violência repressiva do Império. Não houve a mudança que ele pediu! Quarenta anos depois, no ano 70, esta profecia tornou-0se triste realidade! Jerusalém foi totalmente destruída.

 

  • Mudar por quê?

Ao longo dos séculos anteriores foi acontecendo uma inversão total dos valores que se expressa na própria religião. A religião oficial já não revelava o rosto de Deus ao povo: o mandamento de Deus foi anulado pela tradição (Mc 7,8); o ser humano estava em função da lei (Mc 2,27); o templo levava vantagem sobre o amor aos pais (Mc 7,10-13); a misericórdia foi diminuída em favor da observância (Mt 9,13); a justiça praticada pelos fariseus já não revelava o Reino (Mt 5,20). Na prática, o amor de Deus estava separado do amor ao próximo. Os escribas e os fariseus, responsáveis pela transmissão da fé, tinham esquecido as necessidades dos pobres (Lc 13,15-17), impunham pesos pesados ao povo (Mt 23,4) e, assim, bloqueavam a entrada do Reino (Mt 23-13).

 

  • Mudar o quê?

Já não bastava consertar um ou outro defeito. Era necessário fazer tudo de novo! Metanoia! Nascer de novo (Jo 3,3), reconhecer o próprio erro, aceitar a nova leitura do passado e iniciar uma prática nova no ruma que Jesus propunha: viver o amor a Deus no amor ao próximo (Mt 22,39); estender que o sábado é para o homem (Mc 2,27) e que o objetivo da lei é imitar Deus que faz chover sobre todos (Mt 5,43-48); viver a eleição divina não como um privilégio que separa dos outros povos, mas como um serviço que leva a inserir-se no meio deles (Mt 20,28; Lc 17,10). Numa palavra, aprender que ninguém tem o direito de marginalizar como "pecador", "impuro", "pagão", "maldito" ou ignorante (Jo 7,49; 9,34) aqueles q quem Deus acolhe como filhos (Mt 5,45). Realmente, fazer uma mudança assim era o mesmo que morrer e nascer de novo. "Quem não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus" (Jo 3,3). Muitos não quiseram fazer esta mudança radical, reagiram contra Jesus e decidiram eliminá-lo (Jo 12,37-41; 11,45-54; Lc 19,42).

 

"Acreditem nesta Boa Notícia"

  • Realiza-se a esperança do povo

Toda esta novidade que começou a existir ao redor da sua pessoa, Jesus a designou com A Boa Nova do Reino. Expressão antiga, usada pela primeira vez pelo profeta Isaías para designar a Boa Nova da volta dos exilados (Is 40,9; 52,7; 61,1). Desde então, todos esperavam pela Boa Nova do Reino. Nos gestas e nas palavras de Jesus esta esperança re realiza.

O acesso a essa Boa Nova só era possível através da fé: "Acreditem na Boa Nova!". Fé não só na mensagem, mas também na pessoa de Jesus, tal como ele era e se apresentava: jovem, operário, sem estudo, vindo da Galiléia, sem ser doutor, sem ser sacerdote, sem ser da classe dirigente, mas que tem a coragem de dizer a todos: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim" (Jo 14,6). "Quem vê a mim vê o Pai!" (Jo 14,9). Sem esta fé na palavra e na pessoa de Jesus não era possível entender a Boa Nova do Reino que ele anunciava!

Embora a Nova não fosse tão Boa para os doutores e escribas, ela era realmente Boa para os pobres (Lc 4,18). Pois através da prática e da palavra de Jesus, o povo pobre, que vivia marginalizado como "ignorante", "maldito", "impuro" e "pecador" (Jo 7,49; 9,34), tinha novamente acesso a Deus. Jesus liberou a entrada. A presença amiga de Deus tornou-se novamente, universal, aceitável para todos, livre das amarras nas quais vinha sendo aprisionada havia séculos (Mt 23,13).

 

  • Apontar a Boa Nova de Deus na vida do poço

A Boa Nova do Reino, que é? Não é uma doutrina que se ensina, nem uma moral que se impõe. Não é um catecismo que se decora, nem uma ideologia que se transmite. A Boa Nova do Reino é um fato da vida em que Deus esta presente, atuando, libertando o seu povo com poder, realizando o seu plano se salvação, mostrando que é Rei, Senhor da história. Mas não só! Ela é uma palavra que tira o véu este fato e revela ao povo a presença gratuita de Deus aí dentro; é uma atitude, um testemunho, uma prática, que confirmam esta presença de Deus; é todo o passado do povo que o confirma e o ratifica: "Era isto que esperávamos há muito tempo!".

Anuncia a Boa Nova do Reino, que é? É apontar fatos concretos pelos quais e veja onde o Reino de Deus está acontecendo e interpretá-los de tal maneira que apareça para fora esta dimensão escondida da presença vitoriosa de Deus na história do povo. Foi assim que Jesus respondeu a João Batista: "Vão dizer a João o que estão vendo e ouvindo!" (Mt 11,4-5).

 

  1. A finalidade da Boa Nova anunciada por Jesus

O Evangelho de Marcos ensina como o cristão deve anunciar a Boa Nova de "Jesus Cristo, Filho de Deus" (Mc 1,1). Em primeiro lugar (Mc 1,2-5), a Boa Nova não pode cair de pára-quedas dentro da vida do poço, mas deve vir como resposta às suas esperanças (Mc 1,2-3), através de pessoas bem concretas (Mc 1,4-8). Ela terá o seu momento de inauguração (Mc 1,9-11), de provação (Mc 1,12-13) e de proclamação (Mc 1,14-15).

Em seguida (Mc 1,16-45), escolhendo bem os fatos, Marcos descreve a finalidade que a Boa Nova do Reino que alcançar na vida do povo. Os sete pontos que seguem são os sinais do Reino. Podem servir como critério de avaliação para examinar de perto a qualidade da nossa prática evangelizadora:

1)      Criar comunidade (Mc 1,16-20)

Vocação dos primeiros discípulos.

A Boa Nova tem como primeiro objetivo congregar as pessoas em trono de Jesus e, assim, criar comunidade.

2)      Fazer nascer consciência crítica (Mc 1,21-22)

Admiração diante do ensinamento de Jesus.

A maneira como Jesus anuncia a Boa Nova faz o povo criar consciência crítica com relação aos escribas, seus líderes.

3)      Combater o poder do mal (Mc 1,23-38)

Expulsão de um demônio.

A Boa Nova combate e expulsa o poder do mal que estraga a vida humana e aliena as pessoas de si mesmas.

4)      Restaurar a vida para o serviço (Mc 1,29-34)

Cura da sogra de Pedro e de muitos outros doentes.

A sogra levantou-se e começou a servi-los. A Boa Nova cuida da vida doente e procura restaurá-la para o serviço.

5)      Permanecer unido ao Pai pela oração (Mc 1,35)

Jesus ora num lugar deserto.

Faz parte da Boa Nova permanecer unida a raiz que é o Pai, através da oração.

6)      Manter e aprofundar a consciência da missão (Mc 1,36-39)

Anúncio da Boa Nova pelas aldeias da Galiléia.

A Boa Nova exige que o missionário não se feche nos resultados já obtido, mas que mantenha sempre a consciência da missão.

7)      Reintegrar os marginalizados na convivência (Mc 1,40-45)

Um leproso é curado e enviado aos sacerdotes.

A Boa Nova acolhe os marginalizados e os reintegra na convivência humana.

Estes sete pontos marcaram o anúncio da Boa Nova realizado por Jesus e pelos primeiros cristão. Será que marcaram os 500 anos de Evangelização da América Latina? Será que marcam a evangelização que fazemos hoje? Onde esta Boa Nova entra hoje na vida humana, ela em dúvida alguma encontrará resistências e provocará conflitos. É o que o Evangelho de Marcos sugere, apresentando logo em seguida cinco conflitos entre Jesus e os líderes religiosos da época (cf. Mc 2,1-3,6).

Marcos informa ainda que, no momento de chamar os apóstolos, Jesus "chamou a si os que ele queria chamar, e foram até ele. E constituiu o grupo dos Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar, com autoridade para expulsar os demônios" (Mc 3,13-15). No mesmo chamado Jesus coloca duas finalidades. Chama para "estar com ele" e pra "enviá-los a pregar e a expulsar os demônios". O estar com Jesus dá o conteúdo para a pregação e a autoridade para expulsar o demônio. Ou seja, a comunidade é a plataforma de onde parte a missão e lhe dá consistência.

  1. A fonte da Boa Nova do Reino anunciada por Jesus

  • Jesus, igual a nós e, tudo

Jesus é o Filho de Deus. Este título define seu relacionamento com o Pai e tem a ver com a constituição da sua pessoa. Esta verdade não se prova, mas se aceita na fé. Ela foi objeto de lenta e grata descoberta por parte dos cristãos. Jesus é o Messias. Este título tem a ver com seu relacionamento com os homens e com a sua missão dentro do plano de Deus. Furto da total gratuidade do Pai é o fato de Ele não ter mandado qualquer um para realizar a missão do Messias, mas sim o próprio Filho, igual a nós em tudo menos no pecado (Hb 4,15).

"Sendo de condição divina, Jesus não se apegou à sua igualdade com Deus. Pelo contrário, esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de servo" (Fl 2,6-7). "Sendo rico, se fez pobre para nos enriquecer com a sua pobreza" (2Cor 8,9). Jesus não era cidadão romano e não tinha nenhum título, não fez curo com Gamaliel, não estudou em Jerusalém, não tirou diploma; não era da classe sacerdotal; não era levita nem fariseu; não era escriba nem publicano nem essênio nem saduceu. Não tinha proteção de nenhuma classe. Jesus era um leigo, operário, agricultor. Era conhecido como o carpinteiro (Mt 13,55). Nasceu fora de casa, numa estrebaria. Desde o seio materno, sofreu as conseqüências do sistema opressor dos romanos (Lc 2,1-7). Viveu trinta anos em Nazaré da Galiléia (Lc 3,23), terra "dos gentios". Na comunidade local não era presbítero nem coordenador. Para se saber como foi a vida de Jesus, basta descrever a vida que qualquer nazareno daquele tempo, pôr o nome de Jesus e se saberá como foi a vida do Filho de Deus durante trinta dos trinta e três anos em que viveu nesta terra no meio de nós. Realmente, sendo rico, ele se fez pobre, igual a nós em tudo!

O que para uns era condenação do destino, para Jesus se tornou a manifestação da vontade do Pai. Jesus nasceu pobre e continuou sempre do lado dos pobres. Nascer pobre era a expressão da vontade do Pai. Continuar do lado dos pobres era a decisão do Filho querendo ser obediente ao Pai. Jesus nunca buscou uma saída individual, nunca buscou privilégios para si. Continuou pobre, igual a eles em tudo, até o fim, até a morte de cruz! (Fl 2,8).

 

  • Obediente ao Pai em tudo

Aqui estamos diante do mistério da vida de Jesus. A sua união com o Pai. Jesus disse a Maira e José: "Então, vocês não sabem que devo estar na casa do meu Pai?" (Lc 2,49). Os pais não entenderam a resposta (Lc 2,5). Ele disse aos discípulos: "O meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou, e terminar a obra que Ele me deu" (Jo 4,34). Os discípulos estranharam a resposta (Jo 4,33). Ele disse aos judeus: "O Filho, por si mesmo, nada pode fazer, mas só aquilo que vê o Pai fazer" (Jo 5,19). Os judeus estranharam a conversa de Jesus sobre o Pai e queriam matá-lo (Jo, 5,18). Jesus disse a Filipe: "Filipe, você ainda não me conhece? Quem me vê, vê o Pai" (Jo 14,9). E também Filipe estranhou a conversa de Jesus sobre o Pai (Jo 14,8).

Estas e outras frases mostram que a comunhão entre Jesus e o Pai não era automática, mas sim fruto de uma luta que ele travava dentro de si para obedecer o Pai em tudo e viver em comunhão com Ele. Jesus nunca permitiu que alguém interferisse neste segredo mais profundo da sua vida. Não teve medo de provocar conflitos, mesmo com as pessoas mais queridas, para poder manter a comunhão com o Pai. Os que tentaram desviá-lo receberam respostas duras ou reações inesperadas: Pedro: "Vai embora, Satanás!" (Mc 8,33). Os irmãos: "Quem é minha mãe?' Quem são meus irmãos?" (Mc 3,33). Os apóstolos: "Vamos para outros lugares! Pois foi para isto que eu vim!" (Mc 1,38). Os parentes: "Vão vocês! A hora de vocês está sempre aí! A minha hora ainda não chegou!"(Jo 7,6.8). João Batista: "Vão dizer para João o que estão vendo e ouvindo!" (Mt 11,4).

A preocupação de estar sempre unido ao Pai pela obediência foi o eixo da vida de Jesus, a fonte da sua prática evangelizadora, o seu alimento diário (Jo 4,34). "Ao entrar no mundo ele afirmou: Eis-me aqui! Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade!" (Hb 10,5-7). Ao deixar o mundo, fez revisão e disse: Está tudo consumado!"(Jo 19,30). Jesus sofreu e foi tentado a entrar por outros caminhos (Mt 4,1-11; Mc 8,33). Lutou para ser fiel (Hb 5,8). Teve de rezar muito para poder vencer (Hb 5,7; Lc 22,41-46). Mas venceu. Ninguém, nada, nunca, nenhuma autoridade, em momento algum, conseguiu interferir neste segredo mais profundo de Jesus. Os que tentaram esbarraram numa muralha impenetrável, numa liberdade impressionante. Ele foi obediente até a morte, e morte de Cruz".Por isso, Deus o exaltou!" (Fl 2,9).

 

  • Revelar o Pai pela obediência profética

Jesus procurava ser fiel à experiência que tinha do Pai. Pois a Boa Nova do Reino não é uma doutrina, ou um catecismo a ser transmitidos, nem uma moral ou uma disciplina a ser impostas, nem uma idéia nova a ser ensinada, mas é a face do Pai a ser revelada ao povo, sobretudo aos pobres! A obediência de Jesus não era disciplinar, mas sim profética. Na obediência ao Pai estava a raiz da liberdade de Jesus. Por causa desta obediência, ele obedecia á tradição dos homens e a criticava. A obediência só tem sentido enquanto revelação do Pai! Por causa, dela a voz de Jesus era e é a voz do Pai. Pois quem obedece não fala em nome próprio, mas sim em nome daquele a quem obedece.

Em Jesus, a obediência não é uma simples virtude ao lado das outras virtudes. A obediência faz com que ele se torne totalmente transparente, pura referência. Pela sua obediência profética te a morte, Jesus esvaziou-se de si mesmo e deixou que o Pai reinasse em sua vida. Por isso, tudo o que Jesus faz é revelação do Pai. A união que assim nasce entre ele e o Pai é tão perfeita que os dois se identificam um com o outro: "Quem me vê, vê aquele que me enviou" (Jo 12,45). É a comunidade perfeita no Espírito.

Como a vontade do Pai se manifesta em Jesus? Ele dizia: "Por mim mesmo nada posso fazer: eu julgo segundo o que ouço"(Jo 5,30). "O Filho por si mesmo nada pode fazer, mas só aquilo que o Pai fazer" (Jo 5,19). Como e onde Jesus via e ouvia o que o Pai queria dele?

a)      Na Sagrada Escritura. Ela é a fonte de autoridade (Lc 4,18): orienta Jesus na realização da sua missão como Servo (Mc 1,11); oferece respostas contra as tentações (Lc 4,4.8.12).

b)      Nos fatos. João Batista confrontou Jesus com as normas da tradição (Mt 11,3). Jesus confronta João com os fatos (Mt 11,4). Iluminados pelas escrituras eles revelam a vontade de Deus.

c)      Nas pessoas e suas atitudes. Diante da resposta da Cananéia, Jesus mudou de opinião e disse: "Seja feito como quere!" (Mt 15,28). Na atitude da mulher Jesus leu o que o Pai queria dele.

d)     Nos pais. Jesus foi para Nazaré com seus pais e "era obedientes a eles" (Lc 2,51). Esta submissão, porém, não era cega. Ele teve a coragem de criticá-los (Lc 2,49).

e)      Na sua condição de pobre. Nascer pobre era para ele a expressão da vontade do Pai. Continuar do lado dos pobres era a decisão do Filho querendo ser obediente ao Pai.

f)       Na tradição e nos superiores. "Façam o que eles dizem, mas não façam o que eles fazem!" (Mt 23,3). Reconhece a autoridade, mas critica o comportamento e os desvios (Mc 7,13). Jesus nunca cita as autoridades, mas fala com autoridade (Mc 1,22)

g)      Na luta. No Horto das Oliveiras, o anjo veio e o ajudou para ir até o fim. Suou sangue, mas encontrou a paz na entrega total ao Pai. (Lc 22,43-44).

h)      Na oração. Nas noites passadas junto ao Pai, ele vive a sua experiência de Filho e descobre o que o pai pede dele (Lc 5,16; 6,12; 9,18.28-29; 11,1).

Não havia uma instância ou uma norma preestabelecida que guiasse Jesus na descoberta da vontade o Pai. Não havia uma lista de normas para ele se orientar. Havia, isto sim, aquela atenção permanente voltada para o Pai. "Faço sempre o que lhe agrada" (Jo 8.28-29). Jesus deixou um testemunho muito bonito a este respeito quando disse: " O mundo vai saber que amo o Pai e que faço o que o Pai me mandou. Levantem! Vamos embora daqui!" (Jo 14,31). Levantou e foi para o Horto, onde começou a Paixão.

 

  1. Conclusão

A missão de Jesus se resume em fazer brilhar o rosto de Deus na vida do povo. "Faze brilhar sobre nós a tua face e seremos salvos" (Sl 80,4). O rosto de Deus é Luz que brilha na escuridão (2Pd 1,19). É a raiz da liberdade e da ressurreição. É a eterna Boa Nova para o povo oprimido. Sem este rosto tudo escurece. Não há disciplina nem lâmpada nem vela que possam substituí-lo. Quem não o conhece talvez não sinta a sua falta. Mas quem, como Jesus, o encontrou, já não sabe viver sem ele. O encontro com Ele revoluciona a vida, faz descobrir o que está errado em nós e ao redor de nós, e anima para a luta, a fim de recolocar tudo no seu devido lugar, como Deus o quer.

"Como o Pai me enviou, eu envio vocês!" Dizendo isto, Jesus soprou sobre eles e lhes disse: "Recebei o Espírito Santo" (Jo 20,21-22). Com a ajuda do Espírito, as comunidades reproduzem nas suas vidas a prática evangelizadora de Jesus e, assim, serão a revelação do Pai ao povo. Na mesma medida em eu soubermos viver e anunciar a Boa Nova do Reino seremos a Igreja de Jesus; seremos a "carta de Cristo, reconhecida e lida por todos os homens" (2Cor 3,2.3)