Por Pe Maciel M. Claro, cmf.
Sacerdote missionário claretiano.
Contato Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Natal! A palavra que indica a celebração do nascimento do Menino Deus é de origem latina. Natal, em latim natalis, diz respeito ao nascimento. Tanto o evento quanto o lugar do nascimento de uma pessoa.

A notícia mais antiga que se tem da celebração do Natal dia 25 de dezembro vem de Roma, do ano 336. Na mesma época, Santo Agostinho relata que também na África se celebrava o Natal em data idêntica.

Os primeiros capítulos dos evangelhos de Mateus e Lucas relatam o nascimento de Cristo. No entanto, limitam-se apenas a dizer o local do nascimento do Filho de Deus. Nenhuma data é citada. Portanto, não sabemos realmente qual o dia exato do nascimento de Cristo.

A razão da celebração do Natal no dia 25 de dezembro deve ser buscada nos primeiros séculos do Cristianismo. Em Roma, no dia 25 de dezembro celebrava-se o dia do "Sol invicto" - natalis solis inviciti, uma festa pagã que rendia culto ao Deus que venceu as trevas e trouxe a luz.

Para manter os fiéis cristãos afastados do culto pagão, a Igreja deu um novo sentido à festa pagã. Em alusão ao profeta Malaquias, os Padres da Igreja relacionaram Cristo com o Sol de justiça (Ml 3,20). Cristo mesmo disse: Eu sou a luz do mundo (Jo 8,12). Esse simbolismo foi reafirmado pelo Papa Leão Magno.

Em seus escritos, São Leão Magno dá uma destaque especial ao mistério do nascimento de Cristo para valorizar o aspecto salvifíco do evento. Num sermão de Natal, do ano 440, Leão Magno disse: "Hoje, caríssimos, nasceu o Salvador: exultemos! Porque não existe lugar para a tristeza onde se celebra o Natal da vida, e esta, aniquilando o medo da morte, infunde em nós a alegria da eternidade prometida".

No Natal, celebramos não somente o nascimento de Cristo, nem tampouco a humildade de um Deus que se fez homem. O Natal é, sobretudo, a celebração de nosso nascimento em Deus. Pelo nascimento de Cristo fomos incorporados á vida de Deus.

Gloria in excelsis Deo! Glória a deus nas alturas!