Senhor, vos pedimos, enviai muitos servidores para a vossa messe, vocacionados para o novo milênio.

Vede, Senhor, a nossa realidade eclesial, com seus grande valores e seus desafios. Nossas comunidades crescem a cada dia, e por isso precisam de novos e numerosos ministros, consagrados e leigos.

Olhai, Senhor, a nossa realidade social, tão marcada pela pobreza, pelo sofrimento, pela exclusão e que clama pro pastores que a conduzam para uma nova civilização construída sobre as bases da solidariedade, da justiça, doa amor.

Chamai, ó Senhor, a muitos jovens para serem padres, imagens vivas de Jesus Cristo, totalmente dedicados à evangelização e à santificação de vosso povo.

Escolhei a muitos para a vocação religiosa nas várias congregações e ordens.

Tocai no coração de tantos para que descubram a maravilha de se consagrarem na vida contemplativa.

Enviai missionários para anunciar a vossa boa nova, com renovado ardor, na cidade e além-fronteiras.

Despertai no coração de muitos homens casados a vocação para o diaconato permanente. Que sejam exemplos de alegre oblatividade no serviço eclesial.

Fazei com que cada leigo e leiga se disponha, com entusiasmo da fé, a assumir os seus compromissos batismais, na sociedade, oferecendo-se também para algum ministério em sua comunidade.

Suscitai, também, ó Senhor, entre os leigos e leigas a opção pela consagração da vida no próprio estado laical.

Abençoai a implantação de equipes vocacionais paroquiais em nossas comunidades.

Enfim, Senhor, animai no coração de todos nós, a alegria de servir a vossa Igreja, para que, no terceiro milênio que está começando, vosso reino cresça sempre mais e toda a humanidade possa vê a vossa glória. Cristo ontem, Cristo hoje, Cristo sempre! Amém.