Depois de sucinta apresentação doutrinal e justificativa sobre a questão: Declaração de nulidade de matrimônio, queremos apresentar aos Exmos. Senhores Bispos diocesanos, a proposta de um pequeno curso intensivo de treinamento e dotação de agentes, que nas respectivas Igrejas Particulares, poderão ser de ajuda aos mesmos, seja na criação do próprio Tribunal Eclesiástico, seja na Câmara Auxiliar de Justiça, e que depois, possam auxiliá-los na ação e administração da Justiça, em matéria de causa para declaração de nulidade  de matrimônios. Sem dúvida que, a Pastoral Familiar incluirá na própria Diocese, este importante serviço, com justiça e misericórdia.

         Propomos um curso intensivo, em duas etapas. Seriam duas semanas, de segunda a sexta-feira, uma em setembro e outra em novembro.

         Por certo, que o zelo e a caridade pastoral da Igreja, em particular a Pastoral Familiar, mostrará para os fiéis cristãos de suas respectivas Igrejas Particulares, que a mesma Igreja vive a justiça que prega e ensina, preparando pessoal para esta importante missão e tarefa.

         Este curso procura vir de encontro às grandes dificuldades que as Igrejas Particulares enfrentam para ter pessoal preparado para uma tarefa, que, sem sombra de dúvida, atenderá aos reclames do povo de Deus e as exigências da Lei canônica.

         Os Exmos. Senhores Bispos designariam dois sacerdotes, ou um sacerdote e um leigo, a próprio critério, e estes seriam convidados para participar da proposta.

         O Programa:

         Introdução: Filosofia e Teologia do Direito.

         I - O Processo e seu desenvolvimento;

                   Processo Documental;

         II - Capítulos de nulidade matrimonial;

         III - Como montar uma Câmara Eclesiástica e/ou Tribunal;

         IV - Desenvolvimento prático do Processo ;

         V - Processamento e instrução de causas para declaração de nulidade matrimonial;

         VI - Prática de processamento e instrução de causas para declaração de nulidade de matrimônio, fornecendo material prático e acessível, inclusive assistência de inquirição de partes e testemunhas, ao vivo, com observância e respeito dos critérios éticos e morais.

         A Diocese de Divinópolis fornecerá hospedagem gratuita a todos os participantes indicados pelos Exmos. Senhores Bispos de suas respectivas Dioceses.

         A Diocese de Divinópolis se sentirá honrada em oferecer este serviço às diversas Dioceses do Regional e, quem sabe, até de outros Regionais, sem nenhum custo de hospedagem.

         As duas semanas, uma de setembro e outra de novembro, serão posteriormente fixadas, logo depois de recebida a resposta dos Exmos. Senhores Bispos.