Ainda estamos a saborear os bons frutos a nós trazidos no decorrer da celebração do XV Congresso Eucarístico Nacional, realizado entre os dias 18 e 21 de maio p.p., em Florianópolis - SC, sob o tema: Vinde e Vede! Ele está no meio de nós! Congresso que fez, com a devida autorização do Santo Padre, com que o Ano da Eucaristia, proclamado pelo mesmo Romano Pontífice, fosse prorrogado em nosso país, pois havia sido encerrado no mês de outubro em toda a Igreja Universal.

Participando de tantas celebrações Eucarísticas podemos deixar passar, despercebidamente, o significado e os momentos em que dizemos o Amém que, lamentavelmente, tantas vezes é inaudível, por outras vezes se diz onde não se deve ou até mesmo se deixa de se dizer onde ele existe, sendo, portanto, obrigatória a sua manifestação. Nesse artigo quero recordar para melhor poder se viver o que o direito litúrgico determina a esse respeito, entretanto, antes disso, gostaria de analisar, no campo etimológico o que ele quer dizer: num dos mais utilizados dicionários de nossa lusitana língua, e que é editado em nosso país, encontramos a seguinte definição:

Amém - palavra litúrgica de aclamação, que indica anuência firme, concordância perfeita, com um artigo de fé; assim seja; concordância; aprovação, consentimento, confirmação...

  Na Celebração Eucarística o AMÉM ocorre com grande freqüência, mesmo naquelas que são celebradas cotidianamente, sobretudo, ele é dito por parte dos fiéis como resposta ao presbítero ou bispo presidente, ou mesmo por toda a assembléia celebrante:

 

1. No início da Celebração, logo depois que se faz a persignação, quando somente o presidente diz:

"Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo" - Todos respondem: Amém.

 

2. Como resposta a Oração, dita unicamente pelo presidente e que conclui o Ato Penitencial:

"Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe o nossos pecados e nos conduza a vida eterna" - Todos respondem: Amém.

 

3. Na conclusão da Oração da Coleta (Oração do Dia), que é dita unicamente pelo presidente em suas três possíveis formas para a doxologia final:

"Oremos... Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus Convosco, na Unidade do Espírito Santo ou Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo e se dirigida a Jesus: Ele que Convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. - Todos respondem: Amém.

 

4. Depois da conclusão feita pelo presidente à Oração dos Fiéis:

"Por Cristo, nosso Senhor" - Todos respondem: Amém.

 

5. No momento em que o presidente conclui a Oração sobre as Oferendas:

 "Por Cristo, nosso Senhor" - Todos respondem: Amém.

 

6. No final da Oração Eucarística (cânon), que é dita pelo presidente e ou os presbíteros concelebrantes, mas não pelos fiéis depois da doxologia conclusiva:

"Por Cristo, com Cristo, em Cristo... - Todos respondem: Amém.

 

7. Na conclusão das Orações depois do Pai Nosso (que não tem Amém), ditas pelo presidente somente, e imediatamente antes do Rito da Paz:

"Vós que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo - Todos respondem: Amém.

 

8. Durante a comunhão, em resposta às palavras do ministro ordinário ou extraordinário que distribui a Santíssima Eucaristia:

"Corpo de Cristo ou Corpo e Sangue de Cristo - individualmente, responde-se: Amém.

 

9. No final da Oração Depois da Comunhão, dita unicamente pelo presidente:

"Por Cristo, nosso Senhor - Todos respondem: Amém.

 

10. Como resposta à bênção final dada pelo presidente:

"Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo - Todos respondem: Amém.

 

Na Celebração Eucarística, em alguns casos somente realizadas nos Domingos e Solenidades a palavra AMÉM pode ressoar também em outras ocasiões:

 

11. Quando se recita o Glória, seja em latim ou língua vernácula - Todos respondem: Amém.

 

12. Se está presente um diácono, antes de proclamar o Evangelho ele pede a bênção ao presbítero (Dá-me a tua bênção!);  se for um Bispo que preside e um presbítero proclama, esse pede a bênção ao bispo (Dá-me a tua bênção!) - O diácono ou o presbítero respondem: Amém.

 

13. Se há recitação do Credo, em língua vernácula ou latim, ao seu final - Todos respondem: Amém.

 

14. Se a Bênção final é dada de forma solene, lamentavelmente, algo em desuso em tantos lugares - Todos respondem: Amém, desse modo: depois do convite ao "inclinai-vos para receber a bênção!", após cada uma das invocações feitas pelo presidente, geralmente três e também após a fórmula de bênção.

Que o nosso Amém, portanto, seja dito com disposição e convicção, no lugar certo e também na hora certa. Amém!

D. Hugo da Silva Cavalcante, OSB