Um amigo meu, do México, contou que depois que entrou no curso de teologia daquele país "perdeu" a fé. Ensinaram-lhe que Jesus não realizou nenhum milagre; é tudo simbólico, que as palavras de Jesus nos evangelhos não são dele próprio; trata-se de uma leitura pós-pascal, tendo sido colocadas na boca do Messias pelos redatores dos evangelhos que, a propósito, não são os tradicionais Mateus, Marcos, Lucas e João, mas pessoas ou comunidades que preparavam o texto e usavam os nomes desses próceres. Inculcaram-lhe, também, a idéia de que a ressurreição não ocorreu de corpo e alma, já que os restos mortais de Jesus permaneceram no sepulcro. Quanto às aparições de nossa Senhora, os teólogos asseveram serem elas fruto da imaginação dos videntes, posto que não neguem a autenticidade da experiência religiosa. E comunicou outros ensinamentos...

Transcrevo, a seguir, o inteiro teor da resposta que enviei ao referido amigo mexicano:

"São Paulo, 5 de fevereiro de 2004.

Querido Pablo.

Percebi a angústia da sua missiva. Entretanto, não fique preocupado. Você não perdeu a fé. O que está ocorrendo com você é algo muito bonito. Você está perdendo, isto sim, uma visão caricaturada e infantil da fé. Na verdade, você está perdendo uma ilusão. O Deus no qual você acreditava não existe, ou parece mais com um Papai-Noel ou um mágico. Sei que é duro e traz muito sofrimento descobrir essas coisas, mas proporciona, igualmente, a libertação.
Doravante, você, Pablo, começará a crer no verdadeiro Deus de Jesus Cristo; assim, notará a presença de Deus no humano, compreenderá cabalmente aquele axioma teológico, segundo o qual Jesus era tão humano que só poderia ser Deus. Você verá que Deus age nas coisas simples e não engendra espetáculos pirotécnicos.
Parece realmente que o mundo vai desabar, que o chão ruirá, contudo, não há amadurecimento sem crise. Continue estudando, continue rezando. Aos poucos, você vai descobrir a imensa beleza da teologia. Só lhe peço uma coisa: estude seriamente, profundamente. Se você se contentar com a mediocridade, você nunca será capaz de haurir as maravilhas que Deus pode revelar através da teologia.
Fique com Deus. Em dezembro, quem sabe, darei uma passadinha por aí. Mande lembranças a Henrico.
Em Cristo,