Parece que Bolsonaro está mesmo empenhado em encontrar um evangélico, no sentido estrito, isto é, um protestante, para a próxima vaga no STF. O problema é que um dos fortes candidatos é adventista e o pastor Malafaia que, segundo eu mesmo ouvi da boca do senador Flávio Bolsonaro (sessão da CPI da Covid-19), conversa todo dia com o presidente, já brandiu a pecha de heresia contra a crença religiosa do indigitado concorrente a ministro da corte suprema (veja a reportagem abaixo).  
            Para a redação deste artigo, baseio-me cabalmente no opúsculo "Os Adventistas", escrito pelo pe. Rumble, M.S.C. (coleção Vozes em Defesa da Fé, n. 19, Editora Vozes, 1959).  Ao que tudo indica, os Adventistas do Sétimo dia têm, além da bíblia, os escritos de dona Ellen G. White, colocados no mesmo nível das escrituras sagradas (obra citada, p. 13). Escreve o ex-pastor adventista Canright, contemporâneo de White: "Dona White tem a pretensão de que as próprias palavras com que as suas visões são relatadas, são divinamente inspiradas. Sei que não o são, pois, muitas vezes, ela muda o que escreveu, riscando, às vezes, uma página inteira" (obra citada, p. 13).
            Os Adventistas do Sétimo dia, ao contrário de todos os protestantes, guardam o sábado, e não o domingo, seguindo, neste ponto, a prescrição judaica e não a cristã (obra citada, p. 20). Demais, os Adventistas do Sétimo dia não creem na existência do inferno, pois ensinam que os homens maus serão aniquilados (obra citada, p. 16). A doutrina de dona White conflita com o ensino bíblico acerca da imortalidade da alma, pois para a referida senhora, "(...) as almas dos mortos são inteiramente inconscientes, existindo aparentemente num estado de coma ou de transe" (obra citada, p. 17). Além disso, os Adventi stas do Sétimo Dia perfilham a tese milenarista (obra citada, p. 18). Costumavam, também, criticar abertamente o papado (obra citada, 27), ligando a figura do sucessor de são Pedro à "besta do Apocalipse" (obra citada, p. 30).
            Resta saber se sua exa., o supremo mandatário do país, ouvirá as admoestações pro fide do pastor Silas Malafaia...


Edson Luiz Sampel
Professor da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo (da Arquidiocese de São Paulo).        
             


Comentário do pastor Malafaia a respeito da crença religiosa do candidato adventista para a vaga no STF:


https://www.oantagonista.com/brasil/malafaia-faz-lobby-no-supremo-contra-humberto-martins/