PAPA


O Papa aos juízes: uma sentença justa é uma poesia que repara, redime e nutre


“Nenhuma sentença pode ser justa, se gera mais desigualdade, mais perda de direitos, indignidade ou violência”. Assim afirma o Papa Francisco em uma saudação aos juízes que participam do Primeiro Encontro virtual dos Comitês para os Direitos Sociais da África e da América
Jane Nogara - Vatican News

O Papa Francisco enviou uma saudação aos juízes, homens e mulheres, da África e da América que participam do Primeiro Encontro virtual dos membros dos Comitês para os Direitos Sociais. O Pontífice inicia congratulando-se pela iniciativa de pensar, decodificar e construir a “nova” justiça social. “É importante”, afirma, “fazer uma pausa em seu trabalho do dia a dia para pensar e pensar em si mesmo. Estou certo de que esta prática lhes ajudará a adquirir uma dimensão mais completa de sua missão e responsabilidade social. Francisco recordou aos juízes suas palavras em um encontro anterior quando afirmava “como os movimentos sociais, vocês também são poetas. Quero retomar esta idéia”.

E o Papa pondera:

“O poeta precisa contemplar, pensar, compreender a música da realidade e moldá-la com palavras. Vocês juízes, em cada decisão, em cada sentença, estão diante da feliz oportunidade de fazer poesia: uma poesia que cure as feridas dos pobres, que integre o planeta, que proteja a Mãe Terra e todos os seus descendentes. Uma poesia que repara, redime e nutre”

Em seguida encoraja os juízes: “não renunciem a esta oportunidade. Assumam a graça a que têm direito, com determinação e coragem. Estejam ciente de que tudo o que contribuírem com sua retidão e compromisso é muito importante”.

Injustiça gera desigualdade e indignidade
Francisco insiste em recordar que “quando a justiça é verdadeiramente justa, aquela justiça torna os países felizes e seus povos dignos. Nenhuma sentença pode ser justa, nenhuma lei é legítima se o que geram é mais desigualdade, se o que geram é mais perda de direitos, indignidade ou violência”.

Poesia que não transforma é um punhado de palavras mortas
Por fim o Papa Francisco exprime mais uma vez seu encorajamento ao afirmar “façam de sua poesia uma prática e assim vocês serão melhores poetas e melhores juízes. E jamais esqueçam que uma poesia que não transforma é apenas um punhado de palavras mortas” .