Penso que não exagero ao proclamar o cantor Roberto Carlos, incontestável rei da música brasileira, igualmente rei da evangelização musical. Com efeito, provavelmente o amado artista gravou mais músicas religiosas que qualquer um dos denominados padres-cantores, exceto talvez pe. Zezinho, SCJ.
            Roberto Carlos, sob o influxo do sensus fidelium, soube explanar que "todas as nossas Senhoras são a mesma mãe de Deus", Maria. Fê-lo em maravilhoso canto que pode ser ouvido mediante o link abaixo. Salvo engano, nenhum padre-cantor jamais abordou esse assunto, objeto de tanta confusão. Além disso, a explicação teológica do leigo Roberto atinge o Brasil inteiro, ao contrário das músicas católicas, restritas às comunidades. Só por essa façanha marial, el-rei Roberto Carlos mereceria a comenda "Pro Ecclesia et Pontifice", maior honraria outorgada pelo papa aos que se destacam n a evange lização.   
            As letras religiosas entoadas por Roberto, geralmente compostas por ele e por seu grande amigo, Erasmo Carlos, têm ótima qualidade profissional e logram comunicar a doutrina católica de maneira acessível e simples. Entre as inúmeras preciosidades católicas de Roberto Carlos, destaco, também, a belíssima e oportuna canção sobre o rosário, "Com o terço na mão" (acesso abaixo).
Quantos brasileiros não passaram a rezar o santo rosário depois de ouvir a música do rei? Quantos compatriotas, que jamais frequentaram uma igreja católica, passaram a entender o papel de Maria santíssima pela voz maviosa de Roberto Carlos e se converteram ao catolicismo? Canta Roberto, com impecável teologia: "Intercedei por mim, minha mãe!" (ouça abaixo: Nossa Senhora).   
            Estejamos atentos! Não procedamos à errônea dicotomia entre o sagrado e o profano, pois, por exemplo, parcela do trabalho musical de Roberto Carlos surge como testemunho edificante de interação entre Deus e o quotidiano de católicos e acatólicos, crentes e descrentes.


Edson Luiz Sampel
Professor da Faculdade Direito Canônico São Paulo Apóstolo (da Arquidiocese de São Paulo)

 



Todas as Nossas Senhoras:

 



Com o Terço na Mão:

 



Nossa Senhora: