É bem provável que as universidades e as faculdades só retomem as aulas presenciais no ano que vem, em 2021. A Universidade de São Paulo (USP) já informou que continua com as teleaulas, a menos que a pandemia arrefeça consideravelmente e não haja mais risco para a saúde de alunos, professores e funcionários.
A PUC-SP dá sinais de que vai prosseguir sob o regime de quarentena. Dentro em breve, cada curso de mestrado em direito canônico do país decerto comunicará o procedimento para o segundo semestre.
Se o teletrabalho tem revelado auspiciosos e excelentes resultados, o mesmo fenômeno, infelizmente, não ocorre com a teleaula, ministrada a distância, geralmente por videoconferência. A qualidade do aprendizado liga-se diretamente ao convívio entre professor e aluno no mesmo espaço físico, na sala de aula. A propósito, o isolamento forçado deste primeiro semestre de 2020 parece corroborar o paradigma do ensino na escola, fora do recesso do lar, fazendo praticamente ruir a ideologia do homeschooling.  
Relativamente aos cursos de mestrado em direito canônico oferecidos no Brasil, cuido que, em inexistindo total controle do novo coronavírus, a melhor solução consistiria no cancelamento das aulas no segundo semestre de 2020, se tal providência obtiver a chancela das autoridades eclesiásticas competentes, sobretudo da Congregação para a Educação Católica. Ninguém contestaria a grande importância do estudo aturado do direito canônico, em nível de pós-graduação stricto sensu, e exatamente por este motivo, não há necessidade de concluir o mestrado ou doutorado atabalhoadamente. Esperemos! Tenhamos paciência!  Segundo as ma is abali zadas autoridades sanitárias, tudo vai voltar ao normal em 2021.
Rezemos bastante, sobremodo o terço. Supliquemos dia a dia a intercessão de nossa Senhora Aparecida, a mãe de Deus! Deveras, em 2021, se Deus quiser (cf. Tg 4, 15), regressaremos à normalidade social; retornaremos à sala de aula... Entre os eventos alvissareiros na área do direito canônico, destaco, com enorme alegria, o congresso promovido pela Sociedade Brasileira de Canonistas (SBC), que se realizará em Vitória, ES.

Edson Luiz Sampel