O conhecido professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Leandro Karnal, entrevistado em 26/3/2020, no jornal do meio-dia da tevê Globo da cidade de São Paulo, afirmou que a atual pandemia, uma vez extinta, pode fazer surgir um mundo novo. E exemplificou com a peste negra que, no século XIV, suscitou o renascimento e o iluminismo, deixando para trás a sombria idade média.

            Meu Deus! A peste negra dizimou metade da população da Europa! Que exemplo infeliz! E quem morreu? Tombaram os melhores indivíduos; os altruístas, que saíam às ruas e às casas, a fim de socorrer os enfermos; faleceram, também, muitos padres abnegados, que se expunham ao contágio, porque não se negavam a administrar os últimos sacramentos.

            Por outro lado, sobreviveram à peste negra bastantes egoístas, criminosos, covardes etc. Essa gente criou o renascimento e o iluminismo, com as inúmeras mazelas e desumanidades.

            Finalmente, com todo respeito, penso que o ilustre historiador da Unicamp deveria reciclar os estudos sobre a idade média (idade cristã), lendo, por exemplo, os livros de Regina Pernoud.  

 

Edson Luiz Sampel

Professor da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo

(da Arquidiocese de São Paulo)