Missa de Abertura do Ano Eucarístico – Congresso Eucarístico 2020

Ontem, 4 de setembro, aconteceu a  Celebração de Abertura do Ano Eucarístico, onde o amor estava presente na Eucaristia e na presença de todos que lotaram o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, bairro da Soledade, no Recife.

A missa foi presidida pelo Arcebispo de Brasília, Dom Sergio da Rocha e concelebrada pelos bispos e arcebispos das 21 dioceses da CNBB Regional NE 2.

História do Congresso Eucarístico

 Congressos eucarísticos nacionais são realizados pela Igreja no mundo inteiro, reunindo o povo em torno da Eucaristia. O primeiro Congresso Eucarístico foi celebrado em 1881 em Lille (França), por iniciativa de um grupo de fiéis leigos, apoiados por S. Juliano Eymart. Foi uma celebração solene, de que participaram fiéis e bispos de vários países da Europa.

No Brasil, o Congresso Eucarístico Nacional acontece desde 1933, quando foi celebrado em Salvador, Arquidiocese Primaz do Brasil, com o tema “Vinde, adoremos o Santíssimo Sacramento”. Desde então, ocorre em diversas cidades brasileiras, ultimamente a cada dois anos.

Recife já sediou um Congresso Eucarístico Nacional – o terceiro, em 1939, no episcopado de Dom Miguel de Lima Valverde. A decisão de realizar o XVIII Congresso Eucarístico Nacional na Arquidiocese de Olinda e Recife, em 2020, aconteceu durante a 54ª Assembleia da CNBB, em Brasília, em 2017. Na assembleia do ano seguinte, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, já apresentou aos bispos um VÍDEO com o tema do Congresso (Pão em todas as mesas) e com algumas informações sobre a Arquidiocese e definições como espaços para celebrações.

Os congressos eucarísticos, que nos últimos tempos foram introduzidos na vida da Igreja, são manifestação peculiar do culto eucarístico. Devem ser considerados uma oportunidade de os fiéis reconhecerem mais profundamente o mistério da Eucaristia sob algum aspecto, e lhe prestarem um culto público nos laços da caridade e da união.