Dizemos que a Bíblia é Palavra de Deus. quem nos fala na Bíblia é o próprio Deus. como?

Será que deus tomou a mão de cada autor para escrever o que ele quis dizer? Ou que Deus iluminou a mente de alguém que, de repente, ficou sabendo o que Deus queria comunicar?

Deus também caminha com o Povo.

No nosso primeiro encontro, vimos alguma coisa da história do Povo da Bíblia. Esta história não é tão diferente da história dos outros povos daquele tempo. Mas a diferença é que esses povos não descobriram o que Israel, ajudado por Deus, percebeu: "Não estamos sós. Deus caminha conosco. Estamos na sua mão. Existe uma relação toda especial entre Deus e nós!"

A descoberta da Revelação.

Esta descoberta da relação profunda entre Deus e seu Povo, nós a chamamos de Revelação. Claro que o Povo não poderia descobrir isto, se o próprio Deus não tivesse dado a luz para entender.

Antes do livro, a vida.

Já vimos que, inicialmente, o Povo da Bíblia é um punhado de gente simples, que vai crescendo e se multiplicando. Mas acontecem coisas importantes na vida dessa gente: a mudança para o Egito, a opressão lá, a saída sob a liderança de Moisés, a passagem pelo deserto. Assim, o Povo aprende a lutar a observar e a refletir sobre tudo o que acontece. Vão descobrindo a mão de Deus em tudo isso e expressam sua fé em celebrações festivas, em cantos e orações. Contam de pai para filho as grandes obras de Deus.

De volta à terra de Canaã, liderados pelos juízes, e, mais tarde, pelos primeiros reis, o Povo vai se unindo mais. Começa a formar uma nação mais bem organizada, com uma certa liderança no mundo daquele tempo. E começam a escrever já então no tempo de Salomão. Escrevem o que? A vida do Povo: suas lutas, suas reflexões, suas orações, seus cantos. Assim, a Bíblia começa a ser escrita.

E assim continua. Há a divisão do reino, as dominações estrangeiras, a volta para a terra. O Povo vai vivendo, sofrendo, lutando, rezando e outros escritos da Bíblia vão surgindo. Eles são obra especialmente de homens que falam inspirados por Deus: os profetas. Eles vão ajudar o Povo a refletir melhor e a compreender o que Deus espera. vão ajudar também o Povo a viver melhor, a celebrar, a lutar, a não perder a esperança.

Deus fala pelos acontecimentos e pelas palavras.

A Bíblia é o reflexo de uma vivência do Povo com seu Deus, de Deus com o seu Povo. Deus está na história do Povo, e, por isto, está na Bíblia. Por sua vez, a Bíblia vai ajudar o Povo a viver. É Deus, através da Bíblia, que anima e orienta seu Povo para continuar a lutar e viver e nunca desanimar. É por tudo isto que dizemos que a Bíblia é palavra de Deus, Revelação de Deus.

A Aliança.

O Povo da Bíblia vai descobrindo cada vez mais, quais os laços que o ligam a Deus. dizem: Deus nos ama.

Os profetas gostam de comparar a Deus com um marido todo dedicado à sua esposa. Deus é o Esposos; o Povo, a comunidade, é a esposa. Também gostam de outra comparação: o povo de Israel, em vez de procurar aliar-se a um Império poderoso, faz aliança com o próprio Deus.

Nós, hoje, chamamos de "aliança" o anel de casamento. É porque o anel lembra o compromisso do casal: AMOR E FIDELIDADE ATÉ À MORTE. Assim, é o amor de Deus para com seu Povo.

Por isto chamamos a Bíblia o "Livro da Aliança". (Na Tradução para outras línguas, a palavra "Aliança" foi substituída por "pacto" e, depois, menos exatamente, por "testamento". daí o uso das expressões "Antigo Testamento" e "Novo Testamento" para indicar a Antiga e a Nova Aliança. Antigo e Novo Testamento indicam também a coleção de livros da Bíblia que tratam da Antiga e da Nova Aliança).

A celebração da Aliança no monte Sinai.

No livro 2º da Bíblia, o Êxodo, lemos como Deus faz aliança com seu Povo. O Povo vive no Egito sob a escravidão e dominação dos poderosos. Sofre muito. Deus manda Moisés para libertar seu Povo da escravidão e levá-lo de volta à terra de Canaã. É uma libertação penosa, difícil, mas o Povo vê claramente a mão libertadora de Deus que o ajuda a vencer.

Atravessando o deserto, chegam ao monte Sinai. Aí o Povo celebra a Aliança com deus. podemos ler isto no livro de Êxodo, capítulo 19,1-8 e 20,1-21.

Deus diz que o Povo será seu Povo. E, como Povo de Deus, terá uma responsabilidade toda especial entre todos os povos. Como resposta ao gesto libertador de Deus. deus espera do seu Povo fidelidade, responsabilidade. Deus quer lhes mostrar também que a escravidão do Egito acabou, mas que o Povo pode continuar sendo escravizado. Por isto, Deus dá umas normas para ajudá-lo a não cair novamente na escravidão, permitindo que uns dominem aos outros dentro do próprio povo.

Estas normas nós as chamamos: "Os dez Mandamentos". O Povo da Bíblia as chama de "A Lei da Aliança". Mas é claro para todos que a Lei lhes é dada para continuarem verdadeiramente livres.

Por isso, o Povo da Bíblia considera os mandamentos um grande presente de Deus. eles são o caminho da verdadeira paz e felicidade. Na Bíblia encontramos muitas orações que cantam a beleza da Lei, caminho seguro para viver a Aliança e encontrar a verdadeira liberdade.

Nos Profetas, guardiães da Aliança.

Apesar de entender todas essas coisas, o Povo é, muitas vezes, infiel à Aliança. Cai no pecado, na desobediência. Como uma esposa infiel, vai atrás de outros amores.

Aí, surgem aqueles homens sábios e santos, chamados PROFETAS. Eles falam em nome de Deus e chamam a atenção do Povo, quando está enveredando por um caminho errado. Os Profetas advertem: "Se continuarem assim, as coisas irão mal. Mudem de atitude. Convertam-se!"

Mas os Profetas não somente ameaçam. Em tempos de grande sofrimento e perseguição, são eles que falam da esperança: "Deus virá novamente libertar seu Povo. Deus não se esqueceu da sua Aliança. Ele vai concluir uma nova Aliança".

Assim, o Povo vai descobrindo; "Apesar da nossa infidelidade, Deus continua o Esposos que vai educando sua esposa à fidelidade. Sempre espera a nossa volta. Sempre nos dá uma nova chance. Sempre perdoa e começa de novo".

(Pode ler na Bíblia como os profetas falam sobre a aliança: Is 54, 5-7; 62, 5; Jr 3, 31-33; Ez 16, 1ss; Os 2, 21-22)

Poderíamos ler o salmo 18 que canta a beleza da lei de Deus, pois a palavra de Deus é a verdade, sua lei, liberdade.