Ó Senhor Bom Jesus de jesuânia, vossa dorida e devota imagem, move-nos a meditar na paixão e morte que livremente abraçastes para nossa salvação. Queremos fazer, agora, exame de consciência dos pecados que magoamos vosso coração amantíssimo, também eles — causa de vossas dores.

(Fazer aqui uma pausa para exame de consciência)

Arrependemo-nos de todo coração, prometendo-nos não mais pecar e evitar, com firmeza, as más ocasiões que levam a ofender-vos.

A lembrança de vossas dores na alma e no corpo, Senhor bom Jesus, seja-nos consolo e conforto em nossos sofrimentos corporais e morais.

Agradecemo-vos, Senhor Bom Jesus, agora e pela eternidade, a graça de sermos chamados á verdadeira fé, na qual queremos viver, fiéis a vós e á vossa Igreja. Que transpiremos cada dia o vosso bom odor em nossa responsabilidade de batizados e dignidade de cristãos em todos os nossos atos, públicos ou íntimos. Demo-vos nosso testemunho de que vos amamos de verdade.

Aceitai, Senhor Bom Jesus, nossos humildes agradecimentos pelos benefícios que nos tende feito, espirituais e temporais.

Suplicamo-vos pela Santa Igreja, vossa esposa mística, nossa mãe e mestra; pelo sumo pontífice, o papa N., pelos nossos bispos e por todo o clero; pelos governos; pela santidade da família,fundamento da sociedade; pela conversão dos pecadores;pelo crescimento do vosso reino de justiça,de paz e amor em terras de missões e no universo.

Pedimo-vos, enfim, ó senhor Bom Jesus;

Abençoai a todos os filhos de Jesuânia, desta terra que é vossa!Fazei que todos, pais, mães, filhos, patrões e trabalhadores, professores e alunos, operários de todas condições, todos juntamente com o nosso vigário, tenhamos sempre nossos olhos e corações voltados para vossa veneranda imagem dolorosa e jamais nos separaremos de vós. Assim seja.