Na Bíblia, o substantivo homem inclui o significado e a definição de mulher. Pois, para o autor do Gênesis, ambas são as duas partes constitutivas da criatura humana, como quis o Criador. Nessa acepção, o termo "pai" é sinônimo de família, pois a palavra designava aquele que tinha uma mulher e, com ela, filhos; ele possuía a terra onde foram sepultados os seus antepassados e desta terra provia o necessário para o sustento de sua família e colaboradores. Ao criar o homem à sua imagem e semelhança Deus lhe deu duas missões primárias: gerar e prover o sustento de sua família e construir a cidade terrena.

Quanto à família, o homem precisa da mulher como ponto de equilíbrio do seu processo de amadurecimento. Se o homem fosse um ser único, vagaria pela terra como um nômade, sem fixar-se em nenhum lugar. Pois é próprio do homem o espírito de aventura e conquista, para dar evasão à sua agressividade e subjugar os seus semelhantes. Ao seu lado, a mulher empresta-lhe o seu modo peculiar de perceber o perigo e interpretar o significado das coisas. A mulher prende o homem à terra pois precisa do lar para criar e proteger a sua prole. A intuição feminina e seu espírito materno, ensina o homem a usar de prudência em suas aventuras, objetivando preparar o futuro para sua descendência. A detalhada percepção feminina da realidade humana e da natureza das coisas ajuda o homem a refletir sobre suas possibilidades de realização e, assim, construir o seu futuro. O contato do homem com as crianças que ele gerou estimula-o à percepção da inocência e pureza, sedimentando-lhe o instinto de bondade. Logo, é a família que lapida o homem, tornando-o à imagem e semelhança de Deus.

Depois de humanizado pela família, o homem se lança ao desafio de construir a cidade terrena. Esta cidade, construída aqui e agora, é a antecipação da Jerusalém celeste. Deus nos deu inteligência e determinação de vontade para transformarmos o mundo num paraíso, onde todos possam viver em harmonia e bem estar, gozando das maravilhas que nos foram presenteadas pelo Criador. Ou seja, não basta somente arrumarmos a nossa casa com o conforto necessário para os filhos. É preciso cuidarmos da nossa cidade. É horrível jogar lixo na rua, como é uma atitude desprezível jogar lata de cerveja pela janela do carro. A rua e a calçada são bens que pertencem a todos. Pois precisamos delas para ir à escola, ao hospital, ao trabalho. Também exigir das autoridades saneamento básico, asfalto e passeio público é dever de todos. O que fizemos com nossas calçadas? Uns fizeram rampas para subir ou descer da garagem. Outros construíram lixeiras de ferro que obstruem a passagem dos pedestres e colocam em risco a integridade física das crianças. Imagine seu filho ou neto dando uma cabeçada na quina de uma lixeira ferro? Pai, não é somente aquele que gera e cuida da sua família, mas também aquele que cuida e protege a sua cidade.