Não delegue a educação de seus filhos à escola. O filho é para sempre, o aluno é transitório. A educação é um programa que os pais aplicam em várias etapas, em conteúdos bem determinados, à medida que a criança vai crescendo. Os adultos devem ensinar a criança a comportar-se à mesa, a comer na hora certa e o que comer. Os pais devem ter autoridade sobre os filhos em todos os assuntos que dizem respeito à vida doméstica. Se um dá uma ordem, o outro não pode desfazer, senão estará ensinando a criança a desobedecer e quando for contrariada se rebelará.

Os pais devem ter tempo para sentar-se com a criança para incentivá-la a fazer as tarefas da escola. Nunca podem deixar de fazer isso. Senão a criança pensará que estudar é assunto de sala de aula; que o resto do dia e os finais de semana são apenas para brincar e passear. Passeios devem ser programados e nunca podem ser todos os finais de semana. A família deve ficar reunida em casa pelo menos dois finais de semana por mês. Nestes, deve-se cuidar da casa, limpar, arrumar. A criança deve aprender a arrumar sua cama, suas roupas, as gavetas, higienizar o banheiro, arrumar o seu quarto. É neste momento que seu filho estará aprendendo a ser um bom administrador no futuro. Quando a criança aprende a ter controle e zelo sobre seu espaço doméstico, aprende a ser disciplinada e organizada.

É importante que os pais ensinem os filhos a valorizar o que têm, dizendo-lhes quanto custa o material escolar, os sapatos, as roupas, a comida, os utensílios domésticos. A partir de dez anos a criança deve saber que tudo custa dinheiro e que ganhar dinheiro exige trabalho. Por isso, a família deve economizar para comprar as coisas mais necessárias. Os pais nunca podem ceder aos caprichos de consumo dos filhos. Ninguém melhor do que os pais sabem o que os filhos precisam. É importante comparar dizendo: "Muitas crianças no Brasil não têm os tênis e as roupas que você usa".

Os pais nunca devem brigar na frente das crianças. As diferenças de opinião sobre os assuntos domésticos devem ser tratados somente entre os dois. Falar em tom normal e respeitoso um com o outro deve ser a regra. Nunca dizer palavrão nem usar expressões indecentes. Não esqueça que os filhos aprendem a falar em casa. Assim como aprendem muitos comportamentos que levam para a vida. Fora de casa o mundo é outro. Mas são os pais que moldam o caráter dos filhos. O caráter é a expressão do bem ou do mal, da boa ou má educação, da honestidade ou desonestidade, da sinceridade ou da mentira, do verdadeiro e do falso, que as crianças reproduzem em suas vidas. Se dos seis aos doze anos as crianças aprendem dos pais o bom caráter, elas tiveram uma excelente educação. Mas se na continuação elas também aprenderam a ser disciplinadas, organizadas e respeitosas, assimilaram o necessário para serem bem sucedidas na vida adulta.