Quem está preocupado no país com as crianças que vão para o lixo? Pessoas que jogam crianças no lixo não são orientadas sobre a responsabilidade de gerar filhos. Quem tem essa informação são pessoas que tiveram o privilégio de ter uma boa escolaridade. Essas sabem o quanto é trabalhoso e difícil criar e educar filhos. Mas o povão passa longe dessa informação. Muitos acham que os filhos nascem por vontade de Deus. Que Deus vai cuidar deles, vai protegê-los e lhes dar felicidade futura.

Numa sociedade democrática, onde o governo é eleito pelo povo para gerir o orçamento que pertence aos cidadãos, compete ao estado dar as informações necessárias para que as pessoas tenham responsabilidade quando decidirem constituir família. O ser humano não pode igualar-se aos animais inferiores que procriam e depois deixam os filhotes à própria sorte. O homem, que quando adulto se torna o mais poderoso de todos os animais, capaz de interferir no processo evolutivo da vida nas suas mais variadas manifestações é, quando criança, o mais dependente, o mais frágil, que necessita de cuidados especiais para sobreviver. É por isso que uma criança, mesmo com meses de vida, morre poucas horas depois, se for abandonada.

Sabendo disso, é evidente que os governantes deveriam implantar um programa de "paternidade responsável" ou "família responsável", para orientar as pessoas a terem os filhos que podem criar. Associado à conscientização, o estado deveria dar condições materiais para que as famílias pudessem bem alimentar e educar os filhos. Emprego e habitação em primeiro lugar. Depois, uma boa escola, com excelente formação intelectual. Que melhor investimento um país poderia fazer dando boa alimentação e excelente educação para seus cidadãos? Os países que investiram no ser humano são hoje os mais civilizados e ricos. As potencialidades humanas e a criatividade da inteligência são infinitas. O ser humano pode passar do estágio em que se iguala aos animais inferiores, jogando crianças no lixo como coisa imprestável, para o estágio superior em que pesquisa para combater as doenças incuráveis e as catástrofes naturais, a fim de proporcionar vida longa e feliz para todos. Mas precisa de informações e condições materiais e educacionais.

O ser humano será o que nós queremos que ele seja, e hoje em dia no Brasil, denunciam os fatos, parece que queremos que nossos jovens sejam ou drogados, imprestáveis para a sociedade e a família; ou marginais,  inimigos que estão a fazer guerrilha contra a sociedade e a família. A paternidade irresponsável, que gera crianças para jogar no lixo, tem origem em governos irresponsáveis que tratam o ser humano sem cuidado. Veja-se o esforço do atual governo para impedir que a sociedade saiba como o ministro Palocci ganhou tanto dinheiro em tão pouco tempo. É o estado promovendo a impunidade e incentivando a corrupção. Vocês acreditam que alguém será punido pelo desvio 600 milhões de reais dos cofres públicos pelo mensalão? Comparem os exemplos brasileiros com o caso do presidente do FMI, Dominique Klauss-Khan, e entenderão porque os Estados Unidos é um país rico e desenvolvido.