A  OBEDIÊNCIA NO ESPÍRITO SALESIANO

Comunidade TEOLOGIA - Gerini - 18/02/2005

Hbr. 5, 8-9

Significado evangélico da nossa obediência:

O nosso Salvador nos ensinou que veiou à terra não para fazer a própria vontade, mas para fazer a vontade do Pai que está nos céus.

Com a profissão da obediência oferecemos a Deus a nossa vontade e revivemos na Igreja e na Comunidade a obediência de Criso cumprindo a missão que nos é confiada.

Dóceis ao Espírito Santo e atento aos sinais que Ele nos dá através dos eventos, temos o evangelho como regra suprema de vida; as Constituições como caminho seguro, os superiores e a comunidade como quotidianos intérpretes da vontade de Deus.

 

O estilo salesiano da obediência e da autoridade:

Na tradição salesiana obediência e autoridade são exercidas naquele espírito de familia e de caridade, que inspira as relações , estima e a confiança recíproca.

O superior orienta, guia e encoraja, fazendo uso discreto da autoridade. Todos os irmãos colaboram com uma obediencia simples,  pronta, feita de ânimo alegre e com humildade.

O serviço da autoridade e a disponibilidade na obediência são principios de coesão e garantia de continuidade da Comunidade. Para o salesiano são caminhos de santidade, fonte de energia no trabalho, de alegria e de paz .

 

Corresponsabilidade na Obediência :

Na Comunidade, em vista da missão todos obedecemos, porém com tarefas diferentes.

Na escuta da Palavra de Deus e na celebração da Eucaristia, esprimimos e renovamos a nossa comum entrega à divina vontade.

Nas coisas de relevo procuramos juntos a vontade de Deus num paciente e fraterno diálogo e com evidente senso de responsabilidade.

O superior exerce a sua autoridade escutando os irmãos, estimulando-os à participação de todos e promovendo a união das vontades na fé e na caridade. Ele conclui o momento da busca comum tomando as oportunas decisões, que normalmente brotarão da convergência das opiniões.

Todos, assim , nos empenhamos na realização colaborando sincera,mete, também quando os próprios pontos de vista não tenham sido acolhidos...

 

Obediência pessoal e liberdade :

O irmão é chamado a obedecer com espírito livre e responsável, impenhando as suas forças de inteligência e de vontade, os pons de natureza e de graça.

Obedece com fé e reconhece no superior uma ajuda e um sinal que Deus lhe oferece para manifestar a sua vontade.

Essa obediência conduz à maturidade fazendo crescer la liberdade dos filhos de Deus.


Exigências do voto de obediência :

Com o voto de obediência o salesiano se empenha em obedecer ao legítimo superior nas coisas que tocam a observância das Constituições.

Quando um preceito é dado expressamente em força do voto de obediência, a obrigação em obedecer é grave . Somente os superiores maiores e os diretores podem  colocar tais preceitos, contudo o fazem raramente, por escrito ou diante de duas testemunhas, e só quando qualquer grave razão assim requer.

 

Dons pessoais e Obediência :

Cada um coloca capacidade e dons à serviço  da missão comum.

O superior, ajudado pela comunidade, tem uma espécie de responsabilidade em discernir esses dons, favorecer-lhes o desenvolvimento e o reto uso.

Se as necessidades concretas da caridade e o apostolado exigem o sacrificio dos desejos e projetos em si legitimos, o irmão aceita com fé aquilo que a obediência lhe pede, ainda que possa sempre recorrer à autoridade superior.

Para assumir encargos e trabalhos, além daqueles que já são designados em Comunidade, pede autorização ao legítimo superior.

 

Colóquio com o Superior :

Fiéis à recomendação de D. Bosco, cada Irmão na Comunidade se encontra frequentemente com o proprio superior em um coõquio fraterno.

É um momento privilegado de diálogo para o bem proprio e para um bom andamento da Comunidade.

Fala con confidência da sua vida e atividades e, se o deseja, também  da sua situação de consciência.

 

Obediência e o Mistério da Cruz  :

"Ao  invés de fazer obras de penitência, nos diz D. Bosco, fazei aquelas da Obediência".

Às vêzes a obediência contrasta com a nossa incllinação à independencia e ao egoísmo, ou podem exigir difíceis provas de amor. É o momento de olhar a Cristo Obediente até à morte...  Meu Pai, se esse cálice não pode passar por mim sem que eu beba, seja feita a tua vontade"...

O mistério da sua morte e ressurreição nos ensina como é fecundo para nós obedecer: "o grão que morre na obscuridade da terra, produz muito fruto"!