1.      Ser uma Igreja viva, fiel e crível, que se alimenta na Palavra de Deus e na Eucaristia

2.      Formar Comunidades vivas que alimentem a fé e impulsionem a Ação Missionária.

3.      Fortalecer com audácia a Pastoral familiar e a defesa da vida

4.      Acompanhar os jovens na sua Formação e busca de Identidade, vocação e Missão, renovando a opção por eles

 

Nestes pontos podemos subdividir em serviço, diálogo, anúncio e testemunho de Comunhão.

Em atitude de ação de graças pelos dons do Espírito de Deus à Igreja da América Latina e do Caribe, pois a vivência da V CELAM em Aparecida (de 13 a 31 de maio de 2007) ainda continua vivo em nossas mentes e em nossas ações pastorais, bem como As Diretrizes gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2008-2010, que este ano terá uma nova proposta, pois este é um documento-chave para leitura e aplicação de todos os demais. O nosso Plano de Pastoral, fruto da Assembléia Diocesana, também terá o seu enriquecimento com o próximo trabalho das Novas Diretrizes, traduzindo assim as palavras em vida e concretizando os propósitos.

Nossa Igreja Particular empenhou-se, de modo especial, na motivação de seu Presbitério e da parcela do Povo de Deus a nós confiada, tendo em vista uma recepção criativa do Documento de Aparecida (DA), refletido e aprofundado nas reuniões do Clero, seja nos Setores, com envolvimento e participação de nossas lideranças leigas. Damos graças a deus pela disponibilidade dos Coordenadores Setoriais, Párocos, Vigários Paroquiais e Agentes de Pastoral que acolheram, em espírito de corresponsabilidade eclesial e pastoral esta primeira etapa do estudo e aprofundamento das orientações de Aparecida.

Agora, neste primeiro dia do Ano Novo que se inicia, desejo a dirigir a todos e a cada um de vocês uma palavra de especial estímulo, que marque profundamente a nossa vida e a vida de nossa Igreja Particular de Caraguatatuba, comprometendo0nos assumir coerentemente o nosso Batismo (cf. DA, n. 157) e realizar uma experiência pessoal e comunitária de Jesus Cristo (cf. DA, n. 13), que nos torne verdadeiros e fiéis discípulos e missionários do Senhor da Vida e da Vida Plena (cf. DA, n. 1).

(aqui se colocaria os frutos propriamente dito da Assembléia Diocesana, bem como a prioridade e como realizá-lo nos seus aspectos num verdadeiro mutirão evangelizador (cf. DA, n. 551).

Contamos com o entusiasmo de todos que se arrojam por águas mais profundas, como autênticos discípulos de Jesus Cristo, missionário do Pai, encantados por Ele e animados na força do Espírito, nosso Padroeiro,  na construção do Reino de Deus. Seja a senhora das Graças, discípula e Estrela da Evangelização, nosso modelo e penhor de êxito, para a Glória do Pai, do Filho e do Espírito Santo.