Ary Rodrigues Ribeiro
in Informativo da Porciúncula
2004-05-25
22/02/2004
Ano XXX, n 1.512

A quaresma é tempo forte de conversão, de mudança interior, de graça e salvação. Preparamo-nos para viver, de maneira intensa, o momento mais importante do ano litúrgico e da história da salvação: a Páscoa.

No Brasil, a dimensão comunitária da quaresma é vivenciada e assumida pela Campanha da Fraternidade. A cada ano, a Igreja destaca uma situação da realidade que precisa ser mudada.

Toda Campanha é, por natureza, abrangente, dura algum tempo, lida com muitas atividades e procura atingir objetivos bem definidos.

A Igreja aproveita este período para tornar mais funda a vivência da fé cristã em determinado aspecto. Para isso, os cristãos católicos aprofundam a Palavra de Deus referente a um tema; neste ano é Fraternidade e Água.

A Campanha da Fraternidade propõe também um lema que sintetiza o conteúdo que os cristãos irão procurar viver. O lema deste ano é Água, Fonte de Vida.

Em seu famoso Cântico das Criaturas ou do Irmão Sol, São Francisco de Assis assim exclama:  "Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã água, que é tão útil e humilde e preciosa e casta".

Fazendo da Quaresma um tempo forte de oração, tornamo-nos mais íntimos de Deus, levando a sério a Campanha da Fraternidade.