O Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, O.Cist, termina hoje os seus dois mandatos à frente da Comissão Episcopal para a Educação, Cultura e Comunicação Social sempre eleito e reeleito POR MAIORIA ABSOLUTA de votos do Episcopado Brasileiro, demonstração inequívoca de seu prestígio e de sua aceitação por todas as tendências e pensamentos eclesiológicos da Igreja que peregrina no Brasil.

Essa comissão alcançou, apesar de parcos orçamentos, feitos imensos nos oito anos em que esteve sob a orientação de Dom Orani, desde os tempos em que da Diocese paulista de São José do Rio Preto, inovou nas comunicações criando o site www.entreredes.org.br que tem sido uma rede cibernética de grande valor para a Igreja no Brasil. Dom Orani, depois Arcebispo de Belém do Pará, fez de tudo para ajudar a expandir a Rede Nazaré de Televisão, coma sua Rádio, a Televisão e o Jornal. Fez um trabalho apostólico de comunicação na Capital da Amazônia que até hoje é reconhecido e louvado.

Chegando ao Rio de Janeiro, como sucessor do grande Cardeal comunicador Dom Eugênio de Araujo Sales, logo incrementou o site da arquidiocese, a Rede TV Web Redentor, o Jornal Testemunho da Fé e passou a interagir com os seus diocesanos com o RIO CELEBRA, missa semanal, aos sábados, ao vivo do Rio de Janeiro.

Tudo isso sem dizer do trabalho digno e arrojado que Dom Orani, junto de Dom Antônio Maria Mucciollo, tem realizado na REDEVIDA de Televisão como membro do INBRAC - Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã. Dom Orani é a voz serena que conduz a Rede Vida sempre a anunciar Cristo às famílias brasileiras.

Se falamos apenas das comunicações cabe agora um tributo de louvor a iniciativa de Dom Orani de criar o site www.portalum.com.br fiel ao seu lema episcopal para que "todos sejamos um" no anúncio do querigma do Senhor.

Na CNBB Dom Orani trabalhou pelo desmembramento da sua comissão em duas criando-se uma nova comissão, a comissão de comunicação social. Seria normal, se não fosse a sua humildade e o seu desprendimento por cargos ou por posições, que Dom Orani fosse o primeiro Presidente da referida nova comissão. Entretanto o Arcebispo comunicador desistiu de ser o primeiro presidente da nova comissão para que a nova presidência da CNBB fosse composta junto com o CONSEP de bispos novos, de bispos que não tenham participado da antiga configuração episcopal que hoje encerra suas atividades, para dar lugar a novos bispos que assim poderão dar a sua valiosa e criativa colaboração.

Mesmo fora da Comissão a marca de Dom Orani neste importante está gravada e jamais será apagada. Ele dialoga com todos, não tem colorido político, não se apoia com partidos políticos, não faz acepção de pessoas, não passa por cima dos outros para se promover e muito menos prega a si mesmo. Dom Orani prega a Jesus. Dom Orani nos leva a Jesus. Dom Orani se aniquila para que o Cristo apareça. Esperamos que a nova comissão tenha na mente os propósitos de seu idealizador. A CNBB não age para promover pessoas ou para perpetuar castas, mas para dinamizar a pastoral de conjunto, sempre respeitando as diversidades, na fidelidade a Cristo, à Igreja e a unidade.

Dom Orani João, muito obrigado pelo seu testemunho de desprendimento e pelo muito que ensinou a Igreja no Brasil a inovar na educação, na cultura e na comunicação social anunciando e testemunhando sempre a identidade católica de nossa grande nação.

Padre Wagner Augusto Portugal

Vigário Judicial da Diocese da Campanha(MG)