Vejamos alguns exemplos:

MEMORANDO

Utilizado para comunicação interna entre chefias, em situações rotineiras.

 

Chefe (de serviço, de setor, se núcleo) ou diretor (geral, de departamento ou divisão) solicita a outro chefe ou diretor de mesmo nível ou de nível inferior.

Informações

ou

Providências

  • andamento de processos, providências já solicitadas
  • previsão de despesas, quadro de gatos efetuados
  • estimativa de pessoal a ser contratado, etc.

 

 

 

 

  • realização de serviço
  • cumprimento de ordens
  • implementação de projeto
  • cessão temporária de servidores
  • decisão sobre assunto pendente
  • estudo sobre carência de pessoal ou de material
  • opinião ou parecer técnico a respeito de aquisição de material, admissão de funcionários

 

Chefe ou diretor presta informações solicitadas por autoridade do mesmo nível ou de nível inferior

Chefe ou diretor apresenta autoridade, de mesmo nível ou de nível inferior, funcionário requisitado, admitido ou disponível.

OBS: Organizações privadas, e algumas estatais, adotam no lugar do Memorando, a CI - Comunicação Interna, que pode também ser endereçada a autoridade superior - o que constitui uma vantagem em relação ao memorando.

 

REQUERIMENTO

Utilizado para reivindicações ou solicitações de providências à autoridade competente.

Servidor reivindica ao Presidente, Governador, Ministro de Estado, Secretário de Estado, de Municípios, etc.

  • v concessão de benefícios - qüinqüênio, aposentadoria, licença, etc,de acordo com a legislação em vigor (ou decreto). [Subalternos aos seus superiores.]

 

Pessoas circunstancialmente subordinadas a autoridades estatais ou não, fazem reivindicações ou solicitam providências. Exemplos:

  • universitários a diretores de faculdade, chefes de departamentos e reitores.
  • beneficiários de um sistema previdenciário ao presidente do órgão.
  • correntista de um banco ao gerente.

 

CARTA

Utilizada para comunicação entre Agentes Particulares ou entre um Agente Particular e um Público.

Titulares de entidades públicas, diretores e chefes.

 

Solicitam e prestam informações:

 

Comunicam:

  • eventos e promoções
  • empréstimos de equipamentos
  • concessão de facilidades
  • orçamento para realização de serviços

 

  • efetivação ou término de atividade contratada

 

CIRCULAR:

Utilizada para comunicação simultânea da mensagem a várias pessoas.

CIRCULAR INTERNA: Diretor ou chefe remete a mesma mensagem a 2 ou mais subordinados:

  • informações sobre o curso de providências já solicitadas
  • previsão de despesas com material ou pessoal etc
  • providências para a realização de atividade, cumprimento de ordens, implementação de projeto
  • opinião ou parecer técnico sobre assunto que envolva diversas áreas
  • decisão sobre assunto de diversas áreas
  • recomendação sobre a observância de norma aplicável a diversas áreas.

CIRCULAR EXTERNA: Secretário-Geral de um Ministério faz comunicação ou solicitação, idêntica e na mesma data, aos dirigentes dos órgãos subordinados.

 

OFÍCIO:

Utilizado para comunicação entre órgãos públicos.

Secretários de Ministério, de Estado, de Municípios; dirigentes de órgãos e chefes endereçam mensagens a autoridades de mesmo nível ou de nível inferior, para:

  • solicitar providências que escapem a sua esfera de competência, informações, cessão de funcionários, prestação de serviços ou de assistência técnica, concessão de verba, autorização para efetuar despesa, repasse de valores, etc.
  • prestar informações solicitadas
  • comunicar decisão, realização de atividade, cumprimento de tarefa, atendimento de solicitação.

OBS:  Órgãos públicos também podem endereçar ofícios a empresas privadas, no lugar de cartas.

INFORMAÇÃO:

Registrada no corpo do processo.

Diretor, assessor ou chefe, por solicitação de autoridade que tenha examinado o processo, informa:

  • se determinado documento deve ou não ter anexado ou juntado o tempo de serviço para efeito de licença, aposentadoria, triênios, qüinqüênios, etc.
  • a localização de processos ou documentos necessários ao estudo dos autos.
  • dados constantes de apostilas ou fichas pessoais do servidor requerente.

ORDEM DE SERVIÇO

Utilizada para regulamentar o funcionário interno da instituição.

Dirigente ou entidade, diretor ou chefe estabelece normas, para execução de serviço ou comportamento dos funcionários durante a jornada de trabalho e revoga ordens que regulamentam o mesmo assunto.