raimundo

 

Patrono dos Canonistas


De nobre família catalã, foi muito reputado pelos conhecimentos de Direito Canônico e se celebrizou pela santidade e pelos milagres que praticava. Fundou com São Pedro Nolasco a Ordem das Mercês, para a libertação dos cativos. Ingressou na Ordem dominicana, da qual foi o Superior.

Nasceu na Catalunha em 1175 numa família de cavaleiros do Reino de Aragão, tornando-se aos vinte anos professor de filosofia. Aos trinta e cinco anos foi para a Universidade de Bolonha especializar-se em direito, do qual tornou-se posteriormente exímio professor, destacando-se não somente por sua competê ncia, mas por sua santidade de vida e por ter recusado sempre pagamento pelas aulas que ministrava.

Chamado pelo seu bispo, retornou a Barcelona, onde recebeu o título de cônego, prestando relevantes serviços naquela diocese. Aos quarenta e sete anos ingressou na Ordem dos Pregadores (Dominicanos) da qual se tornou, posteriormente, Mestre Geral (1238). Entre as suas produções de cunho jurídico encontram-se a Summa Iuris e a Summa Raymundi ou Summa de Casibus (a dos penitenciais). Chamado a Roma pelo Papa Gregório IX, como teólogo da Câmara Apostólica, juiz do Tribunal Pontifício e penitenciário-mor, cuidou das primeiras redações do direito eclesiástico (Liber extra ou decretais de Gregório IX - 1234) sendo essa, uma das cinco coleções do Corpus Iuris Canonici. Escreveu a pedido de São Pedro Nolasco, de quem foi diretor espiritual, a Regra da Ordem das Mercês (Mercedários), tendo pedido a Santo Tomás de Aquino que escrevesse a Summa Contra Gentiles (ou Summa de Veritate Catholica Fidei).

Preocupou-se em fundar escolas de línguas onde os missionários aprenderiam o hebraico e o árabe necessários à evangelização de judeus e muçulmanos. O decurso de sua peregrinação terrestre se deu, após longa enfermidade, na qual testemunhou o sentido do sofrimento cristão, no dia 06 de janeiro de 1275, e sua memória é celebrada no calendário da Igreja Ritual Latina no dia 07 de janeiro, depois de ter sido canonizado pelo Papa Clemen te VIII em 1601.

D. Hugo da Silva Cavalcante, OSB
Presidente da Sociedade Brasileira de Canonistas nos triênios 2005-2008 /2008-2011
e Sócio Correspondente da Associação Portuguesa de Canonistas

 

 

{gallery}patrono{/gallery}