CIDADE DO VATICANO - O Papa Francisco decidiu substituir o secretário de Estado - e número 2 do Vaticano - Tarcisio Bertone pelo núncio da Venezuela, o arcebispo Pietro Parolin, informou o jornal “Corriere della Sera”. Bertone, de 76 anos, foi designado secretário de Estado em 2006 e era considerado um homem de confiança do Papa Emérito Bento XVI. Por anos foi considerado uma das pessoas mais influentes no Vaticano, mas também teve seu nome envolvido em polêmicas.

Embora o anúncio oficial só ocorra no sábado, a imprensa italiana já dá a troca como certa. A saída de Bertone foi descrita pelo jornal como o fim de uma era no Vaticano - um fim que começou a se delinear com o chamado escândalo VatiLeaks. No fim de janeiro de 2012, o vazamento de cartas e documentos abalou a Santa Sé. Eles saíram da Secretaria de Estado e pareciam ter como alvo o cardeal Bertone.

Surgiram suspeitas de influência em assuntos financeiros relacionados à Igreja e, segundo algumas fontes, o secretário de Estado teria tentado bloquear uma tentativa de limpeza na Cúria. Em fevereiro, Bento XVI anunciou sua renúncia. Para muitos, o escândalo e os problemas de saúde tinham se tornado pesados demais para o então Pontífice.