Quinta-feira, 20 de Setembro de 2012 - 12:59:28 Castel Gandolfo – O Papa Bento XVI recebeu esta manhã, em Castel Gandolfo, cerca de 120 participantes do encontro promovido pela Congregação para os Bispos para os prelados de recente nomeação, dentre os quais, dom Sérgio de Deus Borges, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo na Região Episcopal Santana."Estive no encontro com o Santo Padre. O Santo Padre salientou para todos os bispos da necessidade de uma Nova Evangelização que se realiza no dia a dia e no testemunho fiel de todos os batizados, e não somente por obra de especialistas" declarou Dom Sergio.

Um encontro, disse o Papa, que este ano assume um relevo especial, porque se realiza na vigília do Ano da Fé, dos 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II e da 30ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos sobre o tema da Nova Evangelização.

Para o Pontífice, a preocupação prioritária dos Bispos deve ser promover e apoiar um empenho eclesial mais convicto a favor da nova evangelização. A evangelização não é obra de alguns especialistas, recordou o Papa, mas de todo o povo de Deus, sob a guia dos Pastores. Todo fiel, na e com a comunidade eclesial, deve sentir-se responsável pelo anúncio e pelo testemunho do Evangelho.

A nova evangelização, disse ainda Bento XVI, teve início justamente com o Concílio. "Eu os encorajo a trabalhar para que a todos sejam apresentados os conteúdos essenciais da fé, para responder inclusive aos interrogativos que o nosso mundo tecnológico e globalizado nos põe. A realidade em que vivemos exige que o cristão tenha uma sólida formação!"

A fé requer testemunhas críveis. Por isso, o Bispo deve oferecer o exemplo de uma vida vivida no abandono confiante em Deus. "Não se pode estar a serviço dos homens sem antes ser servos de Deus."

Bento XVI pede que os Bispos estejam próximos aos sacerdotes, "os primeiros e preciosos colaboradores em levar Deus aos homens e os homens a Deus". Do mesmo modo, devem estar atentos aos pobres e aos que sofrem, particularmente próximos às famílias. E uma atenção especial aos seminaristas, para que recebam uma formação humana, espiritual, teológica e pastoral adequada.

Do Brasil, participam deste curso promovido pela Congregação para os Bispos cerca de 20 prelados.