Inaugurado Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de Pouso Alegre

Alegre (MG), o Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese.
A solenidade aconteceu na Cúria Metropolitana, onde ficará localizada a sede do Tribunal, e contou com a presença de autoridades civis, militares e eclesiásticas.

A abertura solene do processo de inauguração do Tribunal Eclesiástico foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, que concedeu uma bênção especial aos presentes e comentou sobre a importância do Tribunal Eclesiástico para a arquidiocese. "O Tribunal Eclesiástico, na jurisdição canônica católica, é o tribunal que admoesta os cristãos católicos e propõe os caminhos salutares a serem seguidos em determinadas situações da sua vida eclesial e espiritual, a fim de uma vida plena. O Tribunal Eclesiástico é de fundamental importância para o exame, discussão e decisão de um assunto em questão de competência da Igreja", disse dom Ricardo.

O arcebispo Metropolitano nomeou ainda como presidente do Tribunal Eclesiástico, em mandato de três anos, o Vigário Geral da arquidiocese, Monsenhor Vonilton Augusto Ferreira.

Entre os presentes na inauguração, estava o bispo da diocese de Duque de Caxias (RJ), dom José Francisco Resende Dias; o diretor do Fórum da Comarca de Pouso Alegre, juiz de Direito Paulo Angélico Duarte; o comandante do 14º Grupo de Artilharia de Campanha, tenente coronel Antônio Ribeiro da Rocha Neto; o vice-presidente da 24ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), advogado Dirceu Xavier da Costa, além de diversos juízes da Comarca de Pouso Alegre, promotores de justiça e Padres da diocese de Pouso Alegre. Desse tribunal ao menos três membros são sócios da SBC, Mons. Vonilton, Pe. Dr. Caetano e Pe. Dr. Rhawy.