A Igreja se alegra com vocês e espera ajudá-los a serem mais felizes.

Por isso lhes lembra: Vejam se vocês tem condições de casar

- Têm a idade mínima exigida? (16 anos para a Noiva)

(18 anos para o Noivo)

-     São livres? (não estão casados com outra pessoa?)

-     Tem liberdade necessária para casar? (é uma decisão que só vocês devem tomar. Não há talvez alguém ou algum acontecimento que estejam pressionando o casamento?)

-     Se conhecem suficientemente para poder assumir o compromisso do casamento para o resto da vida? (quanto tempo de namoro? De noivado?)

Vejam se talvez não existe algum impedimento para o seu casamento

- Como poderia ser fato de serem parentes (primos) ou de diferente religião, etc. ... (será preciso uma dispensa se houver impedimento...)

Vejam se vocês estão preparados para casar na Igreja

-     O casamento entre batizados é um sacramento que exige preparação: Antes de tudo, vocês são batizados na Igreja Católica? (é preciso ter a Certidão de Batismo da paróquia onde foram batizados, certidão recente - 6 meses).

-     Participam da vida da Igreja? (fizeram o curso de catequese e a primeira comunhão? Freqüentam  Igreja e procuram viver como bons cristãos? Se nem tivessem feito a primeira comunhão e não participassem em nada da vida da Igreja, não teria sentido casar na Igreja)

OBS: O ideal seria que quem vai casar estivesse também crismado. Nossa Diocese porém, por motivos pastorais, não exige como necessário o sacramento da crisma para admitir ao casamento religiosos; não dispensa porém de uma série catequese e da primeira comunhão.

-     Os noivos que não fizeram a primeira comunhão e desejam casar na Igreja, devem participar de um curso de catequese para adultos e se preparar assim para a comunhão.

-     Os noivos que não são batizados e querem casar na Igreja: se os dois não estão batizados, não tem sentido casar na Igreja. se um dos dois é batizado e outro não, o noivo batizado tem direito ao casamento na Igreja: deve ser pedida a dispensa para o casamento. Se o noivo que não é batizado quer se batizar, deve freqüentar um curso de catequese para adultos que o prepare para os sacramentos.

-     Sempre que houver casamento entre uma parte católica e outra não, a parte católica deverá fazer uma promessa de ficar firme na fé e de educar os filhos na Religião Católica e a outra parte deverá ser feita ciente desta promessa.

O casamento na Igreja, sendo um sacramento, exige uma preparação especial que em nossa Diocese é feita através do Curso de Noivos: vocês deverão participar.

Para comprovar o estado livre dos noivos, a Igreja também faz um processo matrimonial exigindo uma conversa pessoal de cada um deles com o Pároco e fazendo as publicações do casamento nas portas da Igreja onde os Noivos residem. E quando não houver suficiente preparação doutrinal, faz a exigência desta preparação. E aconselham os Noivos a que, antes de casar, recebam os sacramentos da confissão e da comunhão.

ATENÇÃO: Nesta Paróquia (comunidade), o horário em que vocês podem conversar com o Padre a respeito do seu matrimônio é o seguinte:

Dia ............./............../................

Hora............................................

"Tudo isso para que vocês sejam felizes!"