Reino Unido: primeiras ordenações para o Ordinariato

Três antigos bispos anglicanos se unirão ao clero católico

No próximo sábado, dia 15 de janeiro, na catedral de Westminster, três ex-bispos anglicanos passarão a formar parte do clero católico, convertendo-se nos primeiros membros de um novo Ordinariato, tal e como prevê a constituição apostólica Anglicanorum coetibus.

Dom Vincent Nichols, arcebispo de Westminster e presidente da Conferência de Bispos Católicos da Inglaterra e Gales, divulgou nessa terça-feira um comunicado observando que até a data se espera que a Santa Sé anuncie o estabelecimento do primeiro Ordinariato para os grupos de ex-anglicanos que buscam a comunhão plena com a Igreja Católica.

Ele afirmou que este é "um momento único, e a comunidade católica na Inglaterra tem o privilégio de tomar parte deste acontecimento histórico na vida da Igreja".

O prelado ofereceu as boas-vindas a John Broadhurst, Andrew Burnham e Keith Newton, que serão ordenados no sábado.

Também estendeu as boas-vindas àqueles que desejam se unir a este clero "em plena comunhão com o Papa, na unidade visível da Igreja Católica".

O arcebispo prosseguiu: "reconhecemos o caminho que estão seguindo, com suas partidas dolorosas e suas incertezas".

"Saudamos a profundidade de sua busca na oração e o desejo que os leva a viver dentro da comunidade da Igreja Católica sob o ministério do bispo de Roma. Esta é a fé que compartilhamos."

Relações ecumênicas

Dom Nichols expressou gratidão pela "profundidade" da "firme, positiva e contínua" relação que existe entre a Igreja Católica e a Comunhão Anglicana, que é "o contexto da importante iniciativa do sábado".

Ele mencionou em particular a "sensível liderança do arcebispo de Cantuária", que "generosamente reconhece a integridade dos que buscam se unir ao Ordinariato e lhes assegura suas orações".

O prelado observou que Bento XVI "esclareceu suas intenções: que o Ordinariato possa servir à mais ampla causa da unidade visível entre nossas duas Igrejas, demonstrando na prática o alcance do quanto temos a contribuir uns aos outros no serviço comum do Senhor".

"Com grande confiança no Senhor esperamos o sábado, a nova fase da vida da Igreja que trará, e pedimos as bênçãos de Deus para seu futuro desenvolvimento", concluiu.

As ordenações dos ex-bispos anglicanos acontecem agora com a permissão explícita do Papa, de forma que eles possam atuar nas primeiras etapas do desenvolvimento do Ordinariato.