Em nome do Instituto de Direito Canônico "Pe. Dr. Giuseppe Benito Pegoraro" do qual sou diretor, peço a devida vênia e licença para acolher e ao mesmo tempo agradecer.

Acolher a todos os que responderam sim a este encontro anual de todos os que se interessam pelo direito canônico e ao mesmo tempo são ministros da Pastoral judiciária. Acolher os presentes que possivelmente não mediram sacrifícios e nem distâncias para poderem participar deste Encontro anual da sociedade dos canonistas do Brasil. Sejam bem vindos, e que estes dias, na pauliceia que não é desvairada, mas acolhedora e afável, possam sentir-se em casa e mais do que isso, possam aproveitar o máximo de tudo aquilo que os organizadores quiseram oferecer e a partir de agora estarão começando a realizar. Por isso, em nome do nosso Instituto, incluindo corpo docente, discente e funcionários, desejo as boas vindas a todos e a cada um.

Gostaria também de agradecer em primeiro lugar a Deus todo-poderoso que nos seus desígnios quis nos escolher para que pudéssemos melhor servi-lo, apesar de todo o sacrifício e tempo gasto, mas muito bem empregado e frutuoso.
Agradecer ao Sr. Cardeal por ter consentido que o encontro deste ano fosse na sua Arquidiocese, que hoje abriga o presidente da entidade na pessoa de Dom Sérgio. Agradecer a Dom Sérgio por ter-nos escolhido desde o primeiro momento em que chegou a esta cidade na qualidade de Bispo Auxiliar da Arquidiocese e preocupado com o encontro anual da Sociedade que preside. Dirigiu-se antes mesmo de sua sagração ao nosso Instituto solicitando seus préstimos. Foi um prazer poder colaborar com o pedido feito e nos colocar à disposição de Sua Excia. Rvma.
Agradecer de modo mui particular à equipe do instituto de direito canônico que não mediu esforços para que este evento pudesse se realizar a contento, e na medida do possível possa ser alvissareiro e frutuoso a todos e a cada um dos participantes. Esta pelo menos tem sido a intenção da equipe de trabalho desde seus primórdios, haja vista a edição do suplemento especial da Revista Suprema lex onde constam todas as conferências que serão objeto deste Encontro. Poderia citar nomes dos que integraram a equipe de trabalho, mas não vou fazê-lo para não correr o risco de esquecer alguém. E nesta hora qualquer esquecimento magoa. Mas, agradeço do fundo do coração a boa vontade e doação de cada um da equipe organizadora e mais uma vez em nome do Instituto um grande Deus lhes pague a todos os que ajudaram para que este encontro que agora está se iniciando, e deve estender-se até sexta feira, se tornasse uma realidade e, se não puder ser melhor, pelo menos que satisfaça a todos e a cada um dos presentes. Posso garantir que a equipe não mediu esforços para atender a todos e a cada um, e garantir também que o Instituto de Direito Canônico colocou à disposição sua infraestrutura para realiza-lo. Uma vez mais, sejam bem vindos e obrigado.