1. A Missão da Igreja de Cristo:

Evangelizar, levar os ensinamentos de Cristo a todos;

Salvar : pôr à disposição de todos os bens espirituais que Cristo deixou em sua Igreja: por meio dos sacramentos, da palavra de Deus, das verdades cristãs conservadas, as explicadas e aplicadas para cada época de situação.

2. A Igreja de Cristo começou com os Apóstolos, discípulos e povo cristão. Continua hoje com os Bispos orientados pelo Papa, com os padres, religiosos, leigos engajados e todo o povo cristão.

3. A ação mais direta da Igreja de Cristo para as pessoas se realizar, principalmente, nas paróquias e pequenas comunidades ligadas a ela - e nos trabalhos realizados em grupos naturais da sociedade: casais, famílias, escolas, local de trabalho, vida social e comunitária (ação social com os necessitados, lazer ...), jovens, crianças, adultos, grupos profissionais, adolescentes, namorados, noivos.

4. Qualquer trabalho que for preciso realizar deve ser programado segundo as possibilidades do grupo, tendo um "líder" que se decidir mais - mas que ouve mais do que fala e procure chegar nas decisões a um consenso da maioria que deve ser sempre respeitado. Ninguém é dono do grupo.

Depois de um tempo razoável de ação (conforme foi programado) deve-se sempre fazer uma avaliação para que a continuidade possa dar seus frutos.

Às vezes, a prática pode levar a mudar algo que não está funcionando.

5. O jovem como qualquer cristão tem de ser missionário ativo. Quando pelo Batismo começamos a fazer parte da Igreja de Cristo - assumimos o compromisso de ser Missionários como a própria Igreja. Nós somos a Igreja Missionária.

6. Para ser um missionário de verdade, precisamos:

De uma vida cristã em crescimento: orar, ler e aprofundar à Bíblia (orientados) participação nos sacramentos, conhecimentos sempre maior das verdades religiosas e morais;

Em nossa família, nos colégios, no trabalho - devemos mostrar por nossas palavras, vida e atitude que somos mesmo cristãos;

Depois de estudar os campos de trabalho onde devemos agir;
Ver as prioridades (o que é mais urgente e necessário)
Programar uma ação possível para médio e longo prazo.
Trabalhar por etapas para se chegar ao melhor.
Reunir-se semanalmente ou de 15 em 15 dias (no começo) para acompanhar o andamento de tudo.
É bom que os jovens tenham um adulto de vida cristã, se possível um casal que os acompanhe, ouça, aconselhe, dê apoio e seja elo com as outras pastorais e sejam verdadeiros pais e amigos na Fé para todos os momentos e todo o trabalho dos jovens cristãos precisa estar ligado à Paróquia, sob a orientação do Pároco ou Vigário. E se harmonizar com as outras pastorais, sem competição, no espírito de serviço à causa de Deus e ao bem de todos.