IGREJA MISSIONÁRIA EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO.

O Espírito de Deus continua soprando na nossa Diocese. Ele reuniu, no Congresso Missionário Diocesano, os cerca de 800 delegados (Bispos, Presbíteros, Diáconos, Religiosos e Religiosas, Leigos e Leigas) de todas as nossas Regiões. Iniciamos sob a proteção de Maria, a Virgem Aparecida e de Sant'Ana, a padroeira da Diocese, ao redor da Mesa Eucarística.

O tema - Igreja Missionária em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo -, e o lema - "Como o Pai me enviou, eu também envio vocês" (Jo 21, 21) - orientaram os trabalhos. A preparação ao longo do ano missionário, através de ‘Encontros, Estudos e Congressos Regionais' e várias outras experiências, se constitui num momento especial de graça para as nossas comunidades e para o próprio Congresso.

Numa análise de conjuntura identificamos o desmonte social por que passa o Brasil, com a política neoliberal. Aprofundamos os fundamentos bíblico-teológicos da "missão" nesta realidade de exclusão. Refletimos sobre os elementos essenciais à vida de toda comunidade eclesial e a necessidade de viver o compromisso missionário, na solidariedade efetiva com os pobres, como gesto profético de verdadeiro louvor a Deus (cf. Mt 11,25-26).

Enriquecidos pelo testemunho de vários missionários, fomos para os "Encontros Temáticos",  apontando desafios e pistas a partir dos temas "Missão e família; Missão e Jovens; Missão e Criança e Adolescentes; Missão e Mundo Urbano e Rural; Missão e Inculturação; Missão e Fronteiras: Minorias e Excluídos; Missão e Meios de |Comunicação Social e Missão e Mundo do Trabalho".

Vários desafios e pistas deverão orientar a vida missionária de nossa diocese para os próximos anos. Torna-se necessário uma profunda revisão da pastoral, a partir da criação de organismos diocesanos e paroquiais, tais como Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) e o Conselho Missionário Paroquial (COMIPA).

O resultado dos ‘Encontros Temáticos' foi apresentado de forma muito alegre e criativa, sendo um momento de verdadeira comunhão eclesial no Espírito Santo. Saímos do local do Congresso como ‘Igreja Peregrina' para encontrar os irmãos que vieram em uma grande romaria.

O Congresso encerrou-se com uma solene celebração Eucarística, significando um momento especial para lembrar a todo o povo de Deus o valor permanente do mandato missionário. Queremos recomeçar com o mesmo impulso de Pentecostes, tendo Maria, Estrela da Evangelização, ao nosso lado, na caminhada missionária, como esteve junto aos discípulos nos primeiros passos da Igreja e numa escuta permanente do Primeiro e Maior Missionário: "Como o Pai me enviou, eu também envio vocês" (Jo 21, 21).

Volta Redonda - 21 de outubro de 2001.