MARIA, UM TESTEMUNHO DE CRISTO

Faltam apenas alguns minutos para que Cristo no alto da cruz, entregue seu espírito nas mãos do Pai. Seu olhar inclina-se para baixo e busca primeiro os olhos de sua Mãe; depois desviando-se para João, o discípulo amado. Os seus lábios enforcam-se por articular umas poucas palavras. Jesus está exausto, agonizante, mas quer falar. Naquele momento supremo da Redenção dos homens é de maior importância perceber o que Cristo, realmente quis afirmar.

"Vendo Jesus a sua mãe e junto dela o discípulo que ale amava, disse a sua Mãe: Mulher eis aí o teu filho. depois, disse ao discípulo: eis aí tua Mãe. E desta hora em diante o discípulo a levou para casa" (Jo 19,26-27).

Maria se torna, a partir deste momento, a mãe de todos os que serão chamados a ser discípulos amados, do seu filho. este é o papel de Maria na salvação dos homens. A Mãe do redentor se torna agora, por desejo de Jesus, a Mãe de todos os redimidos. A nossa mãe é testamento de Jesus para nós.

Quantas coisas não fez deus depender do sim de Maria! Do seu sim e fidelidade constante a Deus dependem o projeto da redenção.

Ela foi exatamente como Deus a queria. Na sua alma disponível cresceram as virtudes e justificou a graça divina.

O evangelho fala dela sem artifícios, como uma mulher que está a frente com a vida, uma vida pobre e rude. Maria não sabia tudo antecipadamente. Deve ter procurado, orado, se interrogado, recomeçado incessantemente seu sim a Deus diante de cada situação nova. Por isso sua fidelidade ganha em grandeza, porque foi construída dia a pós dia.

Jesus e mergulha no mundo; ela participa dos problemas concretos do seu povo. Aceita, passou pelos caminhos do despojamento, construiu a própria vida em resposta à confiança que deus depositou nela.

Aqui está a humildade e grandeza de Maria, nossa Mãe. Ela nos dá o desejo contínuo de deus e dá, também, vontade de ser homens e mulheres abertos, adultos e fraternos.

Ela se torna modelo para o cristão!