"Desde o início do seu pontificado, sempre se mostrou preocupado com as grandes causas e condições humanas. É um grande líder humanitário não só do século passado, mas do início desse milênio"
Dom Edson de Castro Homem, Bispo Auxiliar do Rio

"Declaração de Nulidade: não houve nada de graça, de divino, nem de humano"
João Paulo II - 1988
.

"A toda a humanidade, que hoje parece tão perdida e dominada pelo poder do mal, egoísmo e medo: Nosso Senhor Ressuscitado nos dá seu amor que perdoa, reconcilia e reabre a alma à esperença"
João Paulo II -
Mensagem preparada pelo Papa para o 2° Domingo de Páscoa, que foi lida após sua morte.

Os novos tempos não chegam sem nós, ou seja, sem o empenho de nossa colaboração construtiva em ordem a efetuar-se o desígnio de Deus na História.
A fé está presente em institutos católicos, impregnando
as culturas de maneira a purificá-la e a enriquecê-las,
e deste modo serve o bem comum da sociedade.
"Onde a fé não ilumina, purifica, valoriza cada aspecto da existência humana,
onde existe uma artificiosa separação, entre os empenho de estudo,
de trabalho, de vida familiar e social, reduz-se à abstração, a vago sentimento".
(06/04/82)
Aqueles que sustentam e amparam as Instituições católicas de educação dão um contributo de inestimável valor para o futuro da Igreja e do mundo
João Paulo II
.

 

"Para conseguir o bem, e a Paz é necessário afirmar, com consciente lucidez, que a violência é um mal inaceitável e que nunca resolve os problemas".
João Paulo II - Mensagem para o Dia Mundial da Paz 2005.

"A Igreja, Corpo de Cristo, modalidade da Sua Presença hoje entre os homens, é sinal e instrumento eficaz desta íntima comunhão com o Filho de Deus e com o Pai no Espírito".
João Paulo II,
(06/04/82).

"A fé, na verdade, que a Igreja anuncia, é uma fé que procura o intelecto; uma fé que exige penetrar na inteligência do homem,
ser pensada pela inteligência do homem".
João Paulo II,
(06/04/82).

"Hoje é mais urgente do que nunca que, nas relações internacionais, a solidariedade se torne o critério inspirador de todas as formas de cooperação, tendo em conta o destino universal dos bens que Deus Criador nos confiou"
João Paulo II -
Mensagem para o Encontro Mundial sobre a alimentação promovido pela ONU 2002.

 

"Cristo espera por vocês naXX Jornada Mundial da Juventude". Assim João Paulo II se despediu durante a jornada de 2002 em Toronto. Naquele momento, o coração dos milhares de jovens ficou mais apertado. Acostumados a ouvir o "nos encontramos lá", todos sentiram que havia algo diferente naquela despedida. o Santo Padre que sempre pediu que não desanimassem, parecia dizer que sabia que não estaria em Colônia (Alemanha), mas Cristo continuava a esperá-los. "Giovanni Paolo II, Juan Pablo II te ama todo el mundo, John Paul II we love you, A bênção João Paulo II" parecem ecoar ainda nas vozes vindas de toda parte do mundo despertados pelo chamado de um homem em nome de Cristo.
'Só tu tens palavras de VIDA ETERNA', como Pedro se repete esta exortação nos lábios do Papa aos milhares dos corações dos jovens e também aos nossos. ... 'Fazei respelandecer a luz de Cristo nas vossas vidas! Não esperais por ser mais idosos para vos empenhardes no caminho da santidade! A santidade é sempre jovem, como eterna é a juventude de Deus! Não hesiteis na busca da justiça, da promoção da paz e do compromisso em ordem à fraternidade e à solidariedade. ...
A santidade não é uma questão de idade: trata-se de viver no Espírito Santo'.

"Caríssimos, é importante aprender a perscrutar os sinais com os quais Deus nos chama e nos guia. Quando temos a consciência de sermos guiados por Ele, o coração experimenta uma alegria autêntica e profunda, que é acompanhada por um desejo sincero de O encontrar e por um esforço perseverante em segui-lo docilmente "
João Paulo II
- Mensagem para a XX Jornada Mundial da Juventude - Colônia (Alemanha) 2005.

"A violência é uma mentira, porque se opõe à verdade da nossa fé, à verdade da nossa humanidade. A violência destrói o que ambiciona defender: a dignidade, a vida e a liberdade dos seres humanos. Nenhum homem, nenhuma mulher de boa vontade pode esquivar-te ao compromisso de lutar para vencer o mal com o bem. É uma batalha que se combate validamente somente com as armas do amor" João Paulo II - Mensagem para o Dia Mundial da Paz 2005.