Arcebispo de Manaus (AM) é o convidado do projeto LIVES CNBB desta quinta-feira, 21 de maio

Na segunda live da série que acontece nesta quinta-feira, 21 de maio, às 16h30, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joel Portella Amado, recebe nas Lives CNBB o arcebispo de Manaus (AM), dom Leonardo Steiner.

A conversa vai girar em torno dos avanços do novo Coronavírus no Estado do Amazonas e da região Norte do país, no contexto pastoral de celebração dos cinco anos da Laudato Si’, encíclica do Papa Francisco que fala do cuidado com o meio ambiente, e também da Carta Pastoral “Querida Amazônia”. Fruto do Sínodo do ano passado, na carta o Santo Padre expressa seus quatro sonhos para a região Amazônica.

Lives CNBB

A CNBB organizou, com bispos de alguns dos estados mais afetados pela pandemia da Covid-19, uma agenda para discutir as especificidades do avanço da doença em cada estado e as ações da Igreja em realidades distintas, como o avanço da Covid sobre os pobres e periferias, cidades que fizeram o bloqueio total, entre outras.

De acordo com o bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, o objetivo da iniciativa é conhecer essas realidades a partir do olhar dos bispos do Brasil, bem como conhecer o que está sendo feito pela Igreja em cada localidade.

As lives acontecerão sempre às quintas-feiras, às 16h30, dos meses de maio e junho, nos canais da CNBB e das dioceses nas redes sociais: Facebook.com/cnbbnacional, YouTube.com/cnbbnacional e Twitter.com/cnbbnacional. O secretário-geral da CNBB, dom Joel Amado, será o mediador das conversas.

Cronograma, temas e debatedores

21 de maio
Tema: A realidade de Manaus e da Amazônia na perspectiva da carta pastoral “Querida Amazônia” em tempos de pandemia
Com dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus (AM)

28 de maio
Tema: Cidades que adotaram o “lockdown”, bloqueio total, e a ação da Igreja no Brasil
Com dom José Belisário da Silva, arcebispo de São Luiz (MA)

4 de junho
Tema: O Coronavírus, as periferias brasileiras e a ação da Igreja no Brasil
Com o cardeal Orani Tempesta, arcebispo da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)

11 de junho
Tema: O coronavírus e a realidade do Sul Brasileiro
Com dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina (PR)

Produção e suporte técnico das lives:
Assessoria de Comunicação da CNBB e assessorias de Comunicação das arqui/ioceses.